Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
TRANSPARÊNCIA GOV MS
Cidades

Semana deve ser de muita chuva e calor na Capital

15 novembro 2015 - 16h48Por Amanda Amaral

A pancada de chuva intensa e curta, mas acompanhada de ventos fortes, ocorrida na tarde deste domingo (15), na Capital, fez com que diversos bairros ficassem por alguns minutos sem energia elétrica e anunciou o que a meteorologia prevê para o resto da semana em boa parte de Mato Grosso do Sul.

Conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o fim da tarde de hoje deve permanecer nublado e ainda há chance de pancadas de chuva esparsas em algumas regiões da cidade. A umidade relativa do ar hoje atinge a casa dos 90%, nível bem acima do mínimo de 30%, número considerado saudável ao corpo humano, conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS).

A previsão para o restante da semana é de manhãs quentes e abafadas, mas tardes com potencial chance de chuvas isoladas. A segunda-feira (16) de primavera em Campo Grande deve ter a temperatura mínima de 23ºC e máxima de 33ºC.

Nos dias seguintes, terça e quarta, a condição do clima deve ser bem parecida, com pequenas variações na intensidade dos ventos e maior umidade relativa do ar, o que deve amenizar a sensação de calor sentida nos últimos dias pelos campo-grandenses.

O Inmet alerta para as fortes chuvas nas regiões oeste e sudoeste do Estado, onde há perigo potencial de alagamentos e quedas e árvores. A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Mato Grosso do Sul (Cedec/MS) orienta a população que, em caso de tempestade de granizo, procure para se proteger locais cobertos e seguros, resistentes a fortes ventos e que não corram risco de destelhamento.

Os agentes da defesa civil ressaltam que árvores ou coberturas metálicas frágeis não são lugares recomendados para buscar abrigo. O órgão também recomenda que evite-se áreas de alagamentos e com risco de deslizamentos de encostas, morros e barreiras, além de evitar trafegar em ruas sujeitas a enxurradas.