TCE SETEMBRO
Menu
sexta, 24 de setembro de 2021 Campo Grande/MS
Cidades

Seminário irá debater impactos, importância da limpeza urbana e preservação do meio ambiente

Evento na Capital traz conceitos recentes sobre a prestação de serviços e tratamentos adequados aos resíduos sólidos

05 novembro 2016 - 16h24Por Assessoria

Campo Grande sediará nos dias 17 e 18 de novembro um seminário que tem como objetivo tratar de um assunto que impacta toda sociedade: a destinação e o tratamento adequado do lixo nos centros urbanos. A Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública (ABLP) realizará o 1º Seminário de Limpeza Urbana no auditório do Conselho Regional de Engenharia de Mato Grosso do Sul (Crea-MS).

De acordo com dados do IBGE de 2015, 304 municípios brasileiros contam com mais de 100 mil habitantes e, deste grupo, apenas 17 têm população superior a 1 milhão de habitantes. Partindo desses números, constata-se que mais de 4 mil municípios brasileiros podem ser considerados pequenos. 

Levando-se em conta essas informações, atualmente segundo estimativas da ABLP são produzidos 44 milhões e 895 mil toneladas de resíduos sólidos somente nos domicílios brasileiros por ano. Uma grande parte desses resíduos ainda é destinada de forma incorreta no Brasil. 

 “Infelizmente decorridos 6 anos da promulgação da lei que rege a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PRNS), o país ainda trata inadequadamente seus resíduos, pois uma minoria de municípios atende o estabelecido na PNRS. Neste momento, entendemos que a principal meta é a erradicação dos lixões, que é o maior desafio para mais de 50% dos municípios brasileiros”, declara o presidente da ABLP, João Gianesi Netto.

Seminário de Limpeza Urbana – O evento que será realizado no auditório do Crea-MS em Campo Grande terá palestrantes reconhecidos nacionalmente e internacionalmente com ampla atuação na área e irão compartilhar conhecimentos e experiências atualizadas. 

Entre os temas a serem debatidos estão o Panorama da Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PRNS), Limpeza Pública no Brasil, Aspectos Jurídicos para atendimento da PRNS, Panorama da Coleta Seletiva no Brasil e Tecnologia de Tratamento de Chorume.

O encontro é dirigido a todas as instâncias do Poder Público como Secretarias de Meio Ambiente estadual e municipais, Prefeituras de Mato Grosso do Sul, acadêmicos, técnicos da área e empresas do setor.

A participação é gratuita, mediante inscrição prévia e condicionada à disponibilidade de vagas, que é limitada. Toda a programação e formulário de inscrição estão disponíveis no site do evento: www.limpezaurbanams.com.br .

O 1º Seminário de Limpeza Urbana é uma realização da Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública (ABLP) e conta com apoio da Associação Brasileira de Engenha Sanitária e Ambiental (ABES), Jovens Profissionais do Saneamento (JPS), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento (Semadur), Agência de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Campo Grande (Agereg), Câmara de Dirigentes Lojistas de Campo Grande (CDL-CG), Prefeitura de Campo Grande, Solurb, UCDB e Uniderp.

Serviço
Evento: 1º Seminário de Limpeza Urbana
Local: Auditório do Crea-MS
Datas: 17 e 18 de novembro

Informações e inscrições pelo site: www.limpezaurbanams.com.br/

Leia Também

Rinaldo vê sensibilidade do Governo e Assembleia na redução do ICMS das contas de luz
Campo Grande
Rinaldo vê sensibilidade do Governo e Assembleia na redução do ICMS das contas de luz
PF em Corumbá prende boliviana envolvida no desastre do avião da Chapecoense
Interior
PF em Corumbá prende boliviana envolvida no desastre do avião da Chapecoense
Jovem que matou amiga com tiro na nuca pega 12 anos de prisão em Ivinhema
Interior
Jovem que matou amiga com tiro na nuca pega 12 anos de prisão em Ivinhema
Pedreiro é executado por dupla em moto em frente de obra em Aral Moreira
Interior
Pedreiro é executado por dupla em moto em frente de obra em Aral Moreira