A+ A-

sexta, 19 de abril de 2024

sexta, 19 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Cidades

05/11/2016 16:24

A+ A-

Seminário irá debater impactos, importância da limpeza urbana e preservação do meio ambiente

Evento na Capital traz conceitos recentes sobre a prestação de serviços e tratamentos adequados aos resíduos sólidos

Campo Grande sediará nos dias 17 e 18 de novembro um seminário que tem como objetivo tratar de um assunto que impacta toda sociedade: a destinação e o tratamento adequado do lixo nos centros urbanos. A Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública (ABLP) realizará o 1º Seminário de Limpeza Urbana no auditório do Conselho Regional de Engenharia de Mato Grosso do Sul (Crea-MS).

De acordo com dados do IBGE de 2015, 304 municípios brasileiros contam com mais de 100 mil habitantes e, deste grupo, apenas 17 têm população superior a 1 milhão de habitantes. Partindo desses números, constata-se que mais de 4 mil municípios brasileiros podem ser considerados pequenos. 

Levando-se em conta essas informações, atualmente segundo estimativas da ABLP são produzidos 44 milhões e 895 mil toneladas de resíduos sólidos somente nos domicílios brasileiros por ano. Uma grande parte desses resíduos ainda é destinada de forma incorreta no Brasil. 

 “Infelizmente decorridos 6 anos da promulgação da lei que rege a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PRNS), o país ainda trata inadequadamente seus resíduos, pois uma minoria de municípios atende o estabelecido na PNRS. Neste momento, entendemos que a principal meta é a erradicação dos lixões, que é o maior desafio para mais de 50% dos municípios brasileiros”, declara o presidente da ABLP, João Gianesi Netto.

Seminário de Limpeza Urbana – O evento que será realizado no auditório do Crea-MS em Campo Grande terá palestrantes reconhecidos nacionalmente e internacionalmente com ampla atuação na área e irão compartilhar conhecimentos e experiências atualizadas. 

Entre os temas a serem debatidos estão o Panorama da Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PRNS), Limpeza Pública no Brasil, Aspectos Jurídicos para atendimento da PRNS, Panorama da Coleta Seletiva no Brasil e Tecnologia de Tratamento de Chorume.

O encontro é dirigido a todas as instâncias do Poder Público como Secretarias de Meio Ambiente estadual e municipais, Prefeituras de Mato Grosso do Sul, acadêmicos, técnicos da área e empresas do setor.

A participação é gratuita, mediante inscrição prévia e condicionada à disponibilidade de vagas, que é limitada. Toda a programação e formulário de inscrição estão disponíveis no site do evento: www.limpezaurbanams.com.br .

O 1º Seminário de Limpeza Urbana é uma realização da Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública (ABLP) e conta com apoio da Associação Brasileira de Engenha Sanitária e Ambiental (ABES), Jovens Profissionais do Saneamento (JPS), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento (Semadur), Agência de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Campo Grande (Agereg), Câmara de Dirigentes Lojistas de Campo Grande (CDL-CG), Prefeitura de Campo Grande, Solurb, UCDB e Uniderp.

Serviço
Evento: 1º Seminário de Limpeza Urbana
Local: Auditório do Crea-MS
Datas: 17 e 18 de novembro

Informações e inscrições pelo site: www.limpezaurbanams.com.br/

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias