O Laboratório de Serviço de Psicologia Aplicada, que pertence ao curso de Psicologia da UFGD, retomou o atendimento preferencialmente presencial, em Dourados.
O serviço é destinado àqueles que precisam cuidar da saúde mental, mas não têm condições financeiras para fazer o acompanhamento.
A equipe reflete que, durante a pandemia da covid-19, a população se isolou em casa, fez teletrabalho e evitou convívio familiar. Isso, além do medo e da própria gravidade da doença, causou agravamento nos casos de ansiedade, depressão e estresse.
Como ter acesso
Segundo a divulgação do Labpsa, o serviço é gratuito e há duas formas de atendimento: adolescentes a partir de 15 anos e adultos devem passar pelo plantão psicológico, que faz o acolhimento e entrevista inicial com o paciente.
Ainda conforme o serviço, o plantão funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 11h30 (com exceção de quinta-feira), e das 13h30 às 17h30. Não é necessário fazer agendamento.
Já para atendimento de crianças e adolescentes até 14 anos, os responsáveis podem ligar no 3410-2310 ou entrar em contato pelo e-mail labspa@ufgd.edu.br para solicitar inscrição. Também há a opção de comparecer pessoalmente na secretaria do Labpsa, que fica no Hospital Universitário de Dourados.
Como é?
Pamela Staliano é uma das psicólogas plantonistas e detalha que o plantão psicológico oferece escuta e acolhimento para os casos com emergência emocional. Caso necessário, o paciente é encaminhado para o acompanhamento psicoterápico em abordagens distintas da psicologia: orientação psicanalítica, análise do comportamento ou terapia comportamental cognitiva.