Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
CAMARA MUNICIPAL MARÇO 2024
Cidades

Com reforma anunciada, servidores estaduais já negociam com indicativo de greve

Sindicatos buscam diálogo com Governo para pontuar reivindicações de carreiras, prestes a sofrerem mudanças

20 fevereiro 2017 - 16h52Por Amanda Amaral

Presidentes e dirigentes dos sindicatos e associações que representam os servidores públicos estaduais se reuniram nesta segunda-feira (20) para tratar sobre questões relativas à reforma administrativa, recém-apresentada na Assembleia Legislativa pelo Governo de Mato Grosso do Sul. Preocupados com a possibilidade de perderem aposentadoria e reajustes, os servidores elencaram reivindicações que devem ser discutidas com o governo na próxima quarta-feira (22) e confirmam indicativo de greve.

Conforme os representantes, a falta de diálogo com o executivo motiva que essa medida seja tomada, já que não participaram da elaboração das propostas de reforma a serem analisadas pelos deputados, as quais não tiveram acesso. No dia 7 de março, está prevista a paralisação parcial para chamar atenção para a para a greve geral no dia 15 do mesmo mês.

“Queremos ter acesso amanhã a esse documento e estamos nos preparando, mostrando descontentamento. Vimos uma entrevista com o secretário de governo [Eduardo Riedel] pela manhã, onde ele disse que estava discutindo com categorias, mas ninguém participou de debate nenhum. Essa reforma afeta várias careiras, além de reformas que virão, como a da previdência”, pontua Ricardo Bueno, presidente do SINTSS-MS (Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social de Mato Grosso do Sul.

Conforme a entidade, o governo estadual tem afirmado que deverá encaminhar a reforma da previdência estadual com aumento da contribuição dos servidores públicos, especula-se que de 11% para 14%. A medida, contudo, é questionada pelos membros do fórum, que representa mais de 35 mil dos 65 mil servidores de MS.

“Em um dia de fórum Dialoga – que mais informa do que serve pra diálogo – não vamos conseguir, vamos ouvir e questionar, mas não aceitamos direitos a menos. Aumentos não atingiram nem inflação, como é que se fala agora em aumentar alíquota da previdência?”, declara Bueno. O Fórum Dialoga foi criado para servir como um canal direto entre os trabalhadores e o governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

O encontro acontece na quarta-feira (22) no auditório do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), no Parque dos Poderes, às 10h. Em seguida, às 15h, as entidades se reúnem novamente no Sindijus (Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul), na Vila Glória, para tratar sobre o que foi discutido pela manhã.