A Secretaria Estadual de Saúde anunciou, nesta quarta-feira (23), o fechamento dos drive-thrus de testes contra a covid-19, em Campo Grande, Três Lagoas e Dourados. O motivo é a baixa procura para fazer o exame.
Como exemplo, a secretaria informou que, no domingo (20), das 1,3 mil vagas ofertadas, 598 não foram preenchidas. Isso corresponde a 46% das vagas ociosas nos drives de testagem.
O assessor militar na SES, Coronel BM Marcello Fraiha explicou que a queda na procura pelos testes já era esperada.
“Quando disponibilizamos o serviço havia grande procura, com vagas se esgotando em pouquíssimas horas. Agora, diante deste novo cenário, percebemos que as vagas estão ficando ociosas em nossos sistemas’’, detalhou o assessor.
Fraiha explicou também que a previsão de funcionamento dos drives de Testagem seria de 15 a 31 de janeiro de 2022, mas foi estendido por precaução.
‘Julgamos apropriado prorrogar o prazo até 28 de fevereiro. A desmobilização da estratégia ocorrerá em 1º de março. Gostaríamos de agradecer a todos os parceiros que prontamente nos ajudaram neste enfrentamento da Covid-19”, agredeceu Fraiha.
A orientação da SES é para que os municípios adotem medidas para promover os testes de covid-19 e recepcionar o público que faria a análise nos drive-thrus.
Dados
Segundo a assessoria da SES, os Drive-Thrus de Testagem ofertaram até o momento 45.917 vagas, 3.531 permaneceram sem agendamentos e 42.386 foram preenchidas. Do total agendado, 34.734 testes de antígeno foram realizados, sendo que 11.700 foram positivos para Covid-19, obtendo 33,68% de índice de positividade.