Depois de três prorrogações da Campanha contra a gripe sazonal H1N1, a Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau) atingiu a meta prevista pelo Ministério da Saúde e imunizou mais de 80% do público alvo.
No penúltimo dia de Campanha 148.541 mil pessoas receberam a dose da vacina, o que significa que 80,71% do grupo prioritário foi imunizado antes do encerramento da campanha que será finalizada nesta sexta-feira (6).
A vacina está disponível em diferentes Unidades Básicas de Saúde (UBS) e o público alvo pode receber a dose entre às 7 e 11 horas ou das 13 às 17 horas.
Crianças entre seis meses e cinco anos, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais, que ainda não se vacinaram, deve procurar um ponto de vacinação até amanhã.
O Ministério da Saúde ressalta que pessoas com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, devem apresentar prescrição médica para receber a dose e os que estiverem inscritas em programas de controle de doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) devem se dirigir aos postos em que estão cadastradas.
Depois de concluir a campanha, a Sesau decidirá se será possível disponibilizar a vacina para a população que não se enquadra no grupo prioritário.