TJMS - 14 a 17/10
Menu
Busca quinta, 17 de outubro de 2019
Cidades

Site da Agepen traz informações detalhadas a familiares de detentos

Estão disponíveis explicações como quem pode visitar; emissão do cartão do visitante; dias e horários de visitas, o que pode ser levado, etc

23 maio 2019 - 17h56Por Agepen

 Estão disponíveis no site da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) orientações para familiares de custodiados em estabelecimentos prisionais de Mato Grosso do Sul. A intenção é facilitar o acesso a informações sobre assuntos que geralmente demandam muitas dúvidas aos visitantes.

No botão “Informações a Familiares e Visitantes”, estão disponíveis explicações como: quem pode visitar; emissão do cartão do visitante; dias e horários de visitas, o que pode ser levado etc, além de requerimentos para downloads, que são exigidos para a solicitação do cartão do visitante.

O novo espaço do site também traz orientações sobre “Auxílio Reclusão:  O que é e quem tem direito” e o passo a passo para solicitar o Atestado de Permanência Carcerária (APC) ou Declaração de Cárcere.

As informações apresentadas se baseiam em um levantamento realizado pela Assessoria de Comunicação da Agepen –  sob a orientação das diretorias de Assistência Penitenciária e de Operações –  junto a todas unidades prisionais do Estado e patronatos penitenciários sobre as principais dúvidas dos familiares.

Além de facilitar o acesso à informação para quem tem um parente ou amigo em situação de prisão, a proposta é que também reduza o volume de ligações nestes locais, demandando menos atendimentos aos servidores.

De acordo com a direção da Agepen, a iniciativa busca proporcionar mais transparência aos serviços ofertados, bem como o uso da tecnologia para o aperfeiçoamento dos atendimentos.

Outros serviços

Além do campo “Informações a Familiares e Visitantes”, no site da Agepen também está disponível o campo Mapa Prisional, com dados referentes à população carcerária, como números gerais, faixa etária, tipos de crimes, monitoramento virtual, entre outros.

No portal, é possível ainda acessar legislações alusivas ao sistema penitenciário de Mato Grosso do Sul, informações institucionais em geral, endereços e demais contatos das unidades da Agepen etc.

Aos empresários que se interessarem em realizar convênio para ocupação da mão de obra prisional, também está disponível, no formato virtual, a cartilha “Mão de Obra Carcerária –  Orientações para Futuros Conveniados, com informações detalhadas.