Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
PREFEITURA CAMPO GRANDE MARÇO 2024 3
Cidades

SP registra 1ª morte da covid-19 em presídio; MS reforça higiene e mantém suspensão de visitas

Novos presos passam por triagem antes de serem encaminhados para o sistema em Mato Grosso do Sul

20 abril 2020 - 10h17Por Diana Christie

São Paulo registrou a primeira morte por covid-19 no sistema penitenciário do estado. Trata-se de José Iran Alves da Silva, 67 anos, custodiado da Penitenciária 2 Doutor Antonio de Souza Neto, em Sorocaba. Hipertenso e fazendo tratamento para próstata, ele morreu neste domingo (19).

Enquanto isso, em Mato Grosso do Sul, a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) reforça as ações de combate à doença com a sanitização externa e interna das unidades penais, higienização diária de salas e locais com maior fluxo de pessoas, e até mesmo desinfecção de veículos, materiais e portarias.

Segundo a Agepen, em Três Lagoas, o presídio masculino de regime fechado realiza a limpeza na portaria e na via de acesso principal à unidade com solução desinfetante. Já no Estabelecimento Penal de Corumbá, os pertences entregues pelos familiares dos detentos passam por estufa para serem higienizados.

No Estabelecimento Penal de Amambai, as calçadas estão sendo pulverizadas com água e hipoclorito de sódio todos os dias. Um tapete grosso umedecido com solução sanitizante foi colocado na entrada da unidade e os setores administrativos são higienizados diariamente. As celas estão sendo lavadas duas vezes por semana e os servidores receberam máscaras e álcool 70%.

Na Penitenciária de Dois Irmãos do Buriti (PDIB), todos os veículos são dedetizados antes de adentrarem a unidade penal; além disso, três celas foram desinfetadas, onde estão sendo isolados os presos que dão entrada na unidade e apenas são liberados para o convívio após passar por avaliação médica.

Ainda, a suspensão de visitas permanece até o dia 22 de abril e todo os pertences entregues por familiares dos custodiados passam por procedimentos de higienização. Novos presos passam por triagem antes de serem encaminhados para o sistema.