"A nossa luta pela saúde e pelo SUS. É uma missão que tenho levado na minha vida, e aqui em MS, na minha cidade Campo Grande-MS", afirma o médico Ronaldo de Souza Costa, nomeado, nesta segunda-feira (8), a superintendente estadual do Ministério da Saúde.
O médico é servidor público e defensor incansável do Sistema Único de Saúde. Filiado ao PT, ele já se candidatou a vereador de Campo Grande e agora exercerá o cargo no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A nomeação saiu na edição do Diário Oficial da União.
"Transcorrido esse momento difícil pelo qual passou o Brasil, com exposição da população à uma pandemia com gestão irresponsável, a nossa nomeação aqui em MS vem resgatar as esperanças e expectativas de resgate do SUS como proposta de politica de Estado em MS."
O doutor Ronaldo ira exercer o cargo comissionado executivo de Superintendente Estadual do Ministério da Saúde em Mato Grosso do Sul, CCE 1.13, código 16.0318, da Subsecretaria de Assuntos Administrativos, da Secretaria Executiva.
Ronaldo afirma que ao lado da ministra da Saúde, Nísia Trindade, irá trabalhar para melhoria das políticas públicas no setor.
"Nos sentimos bastante honrados e comprometidos com a gestão da Ministra Nísia Trindade, um baluarte da luta do Brasil contra a COVID-19 enquanto Presidenta da FIOCRUZ. Compor essa equipe, para nós, é saber que estamos imbuídos de uma grande missão de fortalecer o SUS em MS para que as pessoas tenham a chance de vida, e de tratamento adequado, no local adequado e no tempo correto. Tudo que está contratualizado tem de ser oferecido para a população. Porque tudo que está contratualizado está sendo pago sistematicamente."
O médico se formou pela Universidade do Rio de Janeiro em 1993. Ele atua na Cassems e já foi diretor no Hospital Regional de Campo Grande.