A+ A-

sábado, 20 de abril de 2024

sábado, 20 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

Cidades

22/10/2021 18:10

A+ A-

Tempestade de areia e temporal coloca MS em alerta para este fim de semana

Fenômeno deve vir em menor intensidade, mas tempestades estarão presentes com grau maior de risco

Mato Grosso do Sul está em alerta para dois acontecimentos com extremidades diferentes neste final de semana. Um é a tempestade de areia, enquanto o outro fenômeno é a tempestade que pode começar já na madrugada deste sábado (23).

Sobre o alerta de tempestade, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) destaca que as chuvas estão classificadas no risco de perigo e o comunicado está abrangendo 58 cidades do estado, incluindo Campo Grande.

O alerta estará sendo válido para às 3h da madrugada e permanecendo pelo restante deste sábado. No trecho do comunicado, o instituto ressalta que as chuvas podem ser de 30 a 60 milímetros por hora ou de 50 a 100 milímetros ao dia.

Nesse meio tempo, podem acontecer rajadas de ventos entre 60 a 100 km/h e queda de granizo com grande risco de corte de energia elétrica.

No próximo domingo (24), Mato Grosso do Sul poderá estar vivenciando uma nova tempestade de areia - fenômeno que causou destruição com quedas de árvores, casas destalhadas e prejuízos para inúmeras pessoas.

O Climatempo é quem faz o alerta e elencou fatores para que a tempestade esteja de volta. Entre eles está o sistema de baixa pressão atmosférica que se forma entre o Paraguai e Mato Grosso do Sul. 

Além de uma frente fria que passa na altura do Sudeste e canaliza a umidade que vem da região Norte e atravessa o estado sul-mato-grossense.

Reunindo todos os fatores acrescido a forte incidência de temporais gera o risco iminente de vendaval e a possibilidade de levantamento de poeira novamente.

Previsão do Cemtec-MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) aponta para uma atuação de uma frente fria associada a passagem de um cavado e ao transporte da umidade que trará novas chuvas.

Conforme a estimativa, a tendência é que todo o estado sul-mato-grossense esteja em alerta para tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventuais queda de granizo, onde a precipitação deve chegar até 100 milímetros ao dia.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024