Menu
quinta, 25 de fevereiro de 2021
Cidades

Temporada de escorpiões está de volta; confira orientações do CCZ

Caso encontre algum em casa, a recomendação é que o animal seja levado ao CCZ

24 janeiro 2021 - 18h10Por Nathalia Pelzl

Os relatos sobre o aparecimento de escorpiões próximos às casas costumam aumentar nesta época em que o tempo úmido se faz presente. 

Em Campo Grande, ainda não é possível saber quantos casos de acidentes envolvendo escorpiões aconteceram nos primeiros dias de 2021, já que as unidades têm até o fechamento do mês para lançar os atendimentos no sistema. 

Contudo, segundo a SESAU (Secretaria Municipal de Saúde), até o mês de novembro de 2020 foram registrados 813 acidentes escorpiônicos, principalmente durante os meses em que há chuvas e altas temperaturas. 

Para evitar novos acidentes, a Sesau pontuou que diversas ações de desinsetização nos imóveis onde esses animais foram encontrados ocorreram, além de orientações sobre cuidados e medidas a serem tomadas em caso de acidente. 

Além disso, para evitar que os escorpiões entrem nos imóveis, o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) orienta a implantação de barreiras físicas para impedir que esses animais apareçam, como telas em ralos e grelhas de escoamento, barricadas nos vãos de portas e janelas, além da manutenção da limpeza nos terrenos e quintais dos imóveis, sem acúmulo de entulhos e materiais orgânicos. 

Caso encontre algum em casa a recomendação é que seja levado ao CCZ,  que atende nos números (67) 3313-5000 ou 3313-5026. O CCZ fica na Avenida Senador Filinto Muller, 1601, na Vila Ipiranga.