Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
RESULTADO GESTÃO MS
Cidades

TJMS lança novo Diário Oficial de Justiça

20 março 2016 - 14h14Por Comunicação do TJMS

Uma nova funcionalidade para agilizar a tramitação dos processos está prestes a entrar em funcionamento. É o novo Diário da Justiça Eletrônico (DJE) do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul, que passa a funcionar na próxima segunda-feira (21), com integração nativa com o sistema SAJ. Com as novas ferramentas de pesquisa, automatização de rotinas de envio e certificação das publicações, o novo DJE proporciona mais agilidade e celeridade processual, beneficiando operadores do direito e, principalmente, os jurisdicionados.

Agora, o Diário da Justiça, publicado pela Secretaria de Comunicação, passa a ser acessado pelo portal e-SAJ e terá quatro cadernos: Caderno 1 (Administrativo); Caderno 2 (Judicial de 2ª Instância); Caderno 3 (Judicial de 1ª Instância) e Caderno 4 destinado aos Editais. A interface mais modera tem novos filtros de pesquisa avançada, facilitando a busca dentro dos cadernos.

A busca avançada permite afinar o resultado da pesquisa utilizando os operadores E, OU, NÃO, ?, * e " ", possibilitando diversas possibilidades de busca.

Vale lembrar que as edições do Diário da Justiça, anteriores a 22 de março de 2016, poderão ser acessados no link "Versões Anteriores", que estará na página de consulta do DJE no portal e-SAJ.

Mas as novidades não param por aí. Além das possibilidades de pesquisa avançada que facilita o trabalho dos advogados, o novo DJE passa a ter publicações e certificações automatizadas pelo sistema SAJ. Agora, toda movimentação publicável, lançada pelo cartório no processo eletrônico, será encaminhada automaticamente ao DJE, ou seja, não é mais necessário que um funcionário do cartório gere a relação de publicação. O sistema está configurado para executar uma rotina do SAJ/AT de tempos em tempos, criando a relação automaticamente.

A certificação também passa a ser automática, acabando com a necessidade de uma pessoa fazer conferência da publicação no Diário e lançar a publicação no processo. Quando a relação for publicada no DJE, será lançada automaticamente a movimentação e liberada a certidão de publicação de relação nos autos eletrônicos. A movimentação conterá no seu complemento o número da relação, data de publicação e número do DJ. Isto acelera a tramitação fazendo com que o processo chegue a uma decisão mais cedo.