Quem esteve pela região Central de Campo Grande nesta sexta-feira (17), foi surpreendido pela chuva rápida, que já serviu para molhar os desavisados e aliviar os termômetros. Entretanto, a chuva, mesmo que tímida, não será passageira, conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia)
Segundo o Instituto, há alerta de tempestades e chuvas intensas para todo Mato Grosso do Sul, que valem a partir de hoje até a noite de sábado (18), podendo ser renovado ao qualquer momento.
Um dos avisos indica chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos, entre 40 e 60 km/hm, com risco baixo de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Também há chance de chuva entre 30 e 60mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos entre 60 e 100 km/h.
Já o alerta vermelho, ou seja, de grande perigo, indica grande perigo para chuvas intensas, principalmente para a região sul do Estado, com precipitação acima de 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia, ventos superiores a 100 km/h e possibilidade de queda de granizo. Ainda há grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário.
Cuidados
O Inmet ainda indica que, em caso de tempestades severas, a população desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia; em caso de enxurrada, colocar documentos e objetos de valor em sacos plásticos; não se abrigar debaixo de árvores e procurar abrigo caso seja confirmada uma situação de perigo.
Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil, pelo 199 e ao Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193.










