Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
CAMARA MUNICIPAL MARÇO 2024
Cidades

Tumulto no Círio de Nazaré em Belém deixa feridos, diz rádio

Romaria

13 outubro 2013 - 00h00Por com informações UOL

Um tumulto durante a cerimônia do Círio de Nazaré, em Belém, deixou feridos na manhã deste domingo (13), segundo a rádio CBN.

A confusão ocorreu quando a corda de 400 metros, usada para levar a berlinda com a imagem da santa, foi cortada por fiéis que portavam facas e estiletes, ferindo com cortes algumas pessoas que estavam ao redor, afirmou o Corpo de Bombeiros à rádio. Não foi informado o número de feridos.

Pelo menos 5.000 pessoas se aglomeravam ao redor da corda, por isso, além de serem cortadas, algumas pessoas caíram com o rompimento, entre elas algumas mulheres e crianças. Ainda segundo a rádio, ninguém se feriu gravemente.

A Cruz Vermelha atendeu mais de 400 pessoas que passaram mal durante o evento, a maioria por desmaios pelo calor e pela aglomeração, segundo a Globo News.

Ainda de acordo com a CBN, o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) apontou a participação de 2,1 milhões de pessoas na romaria na capital paraense, que simboliza a Nossa Senhora de Nazaré, patrona oficial do Estado.

A grande procissão do Círio de Nazaré começou por volta das 6h deste domingo, após missa realizada na Catedral de Belém. Ontem foi apresentado o manto que veste a imagem da Virgem durante as procissões.

A primeira e maior romaria da festividade começou na manhã desta sexta-feira e está percorrendo a região metropolitana de Belém. O encerramento será no início da noite de hoje, na Igreja Matriz do município de Ananindeua.

A história do evento data de 1.700, quando a imagem da Nossa Senhora de Nazaré teria sido encontrada às margens do igaraé Murutucú, onde hoje fica a Basílica. Em 1.793, ocorreu a primeira procissão.