Ultrapassagens proibidas destruíram vidas em Mato Grosso do Sul, neste período que deveria ser somente de festas. Quatro pessoas da mesma família morreram por causa da manobra, na terça-feira (21).
A tragédia, que vitimou um casal e duas filhas do Rio de Janeiro, na BR-163, ocorreu justamente por causa de uma ultrapassagem em local proibido.
Segundo testemunhas, o veículo de passeio da família seguia sentido Mato Grosso, quando teria iniciado uma ultrapassagem no trecho sobre a ponte do Córrego Fundo, entre Rio Verde e Coxim.
Como é sabido, é proibido fazer esse tipo de manobra em trechos de pontes. No caso em questão, o Gol bateu de frente com uma carreta-cegonha, que seguia no sentido contrário.
O carro pequeno ficou completamente destruído com a batida. As vítimas morreram presas às ferragens. Um cachorro poodlle da família também morreu.
A causa oficial do acidente será apurada pela Polícia Civil de Rio Verde.
Motorista evitou mais uma tragédia em MS. (Foto: Reprodução WhatsApp Jornal da Nova)
Mais imprudência
Na MS-134, condutor de uma carreta Volvo foi obrigado a jogar o veículo para o lado, para não bater de frente com outro veículo grande, que seguia no sentido contrário.
O relato colhido no local é que o outro caminhão fazia uma ultrapassagem e ficou prestes a se chocar frontalmente com outro veículo pesado.
O motorista saiu ileso do acidente. Já a carreta, teve a frente e os reboques destruídos com o impacto na mureta de proteção da pista.
A Polícia Rodoviária Federal informou que as ultrapassagens são um dos maiores causados de acidentes nas estradas.
Inclusive, segundo a corporação, o tema do Maio Amarelo (mês dedicado à redução de mortes no trânsito) deste ano foi justamente as ultrapassagens proibidas.
Carro de família foi esmagado por carreta. (Foto: Reprodução Rota da Notícia)
Alerta
1- Ao realizar uma ultrapassagem, explica a PRF, o motorista deverá, antes, verificar se há condições seguras para a manobra. Neste caso, é preciso analisar se veículos, de trás ou da frente, já não sinalizaram antes que também iriam ultrapassar.
2 - Somente fazer a manobra se a faixa usada para ultrapassar estiver livre para o deslocamento; e se a distância for adequada para que todo o trajeto seja feito sem colocar em risco nenhum veículo.
3- Averiguadas as condições de segurança, o motorista não pode esquecer de sinalizar com a seta que irá iniciar a manobra; realizar a ultrapassagem mantendo a distância de segurança; retornar a faixa e desligar a seta.
4- Na rodovia, há sempre aquele que por ora ultrapassa e, por vezes, é ultrapassado. Portanto, ao ver que será ultrapassado, tome cuidado: se estiver na faixa da esquerda, desloque-se para a da direita, mas sem acelerar a marcha; se estiver nas outras faixas, mantenha-se nela e não acelere a marcha. Essa recomendação é importante para os veículos maiores e lentos que, preferencialmente, devem se manter na faixa da direita.