Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
MULHER GOV MS
Cidades

Vacinação em adolescentes de MS pode começar em agosto, avalia Cosems

Assim como na população adulta, prioridade vai ser para os adolescentes que tenham comorbidades

28 julho 2021 - 15h34Por Vinicius Costa

A vacinação em adolescentes sul-mato-grossenses pode chegar um pouco antes do previsto. É que o Ministério da Saúde aprovou a imunização do público depois que toda a população acima dos 18 anos receba ao menos uma do imunizante, ou seja, é possível que o público de 12 a 17 anos comece a receber as primeiras imunizações ainda no mês de agosto.

O formato de vacinação deve ser semelhante ao proposto nos adultos, dando prioridade para os adolescentes que tenham comorbidades.

O prazo entra em consenso com o que foi previsto pelo secretário de Saúde, Geraldo Resende, que afirmou que pretende imunizar toda a população com ao menos uma dose até agosto, desde que o Ministério da Saúde cumpra o cronograma de entrega das vacinas.

Recentemente o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga esteve em Campo Grande acompanhando o ritmo da vacinação e foi nessa oportunidade que o Cosems-MS entregou um pleito para que o grupo de adolescentes fosse incluído no Plano Nacional de Imunização.

Dessa forma, na visão do Conselho e do presidente Rogério Leite, a vacinação pode ser feita entre os meses de agosto e setembro, envolvendo também o público sem comorbidade.

“Muitas cidades do Estado já vacinaram todos com mais de 18 anos, ao menos com a primeira dose, como é o caso dos 13 municípios de fronteiras que fazem parte do estudo, e há municípios pequenos que também aguardam somente as segundas doses para finalizar a imunização de pessoas com mais de 18 anos”, diz Rogério.

O documento foi assinado pelo Ministro, Marcelo Queiroga, e pelo Conasems (Conselho de Secretários Municipais de Saúde) e pelo Conass (Conselho de secretários estaduais de saúde).