A+ A-

sexta, 19 de abril de 2024

sexta, 19 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Cidades

12/12/2015 10:55

A+ A-

Vídeo: Bernal é flagrado em suposta reunião com novo empresário do lixo

Um vídeo que circula pelas redes sociais tem deixado muitas pessoas intrigadas e em alerta sobre uma possível troca de concessão para operar o lixo da Capital. Nas imagens, aparece o prefeito Alcides Bernal, do PP, acompanhado de um 'suposto' empresário paulista do ramo, que estaria prestes a assumir o comando das operações no município e colocar fim no contrato com a Solurb.

O encontro que teria ocorrido no Paço Municipal, no último dia 5 de dezembro, por volta das 19 horas. Além de Bernal e do suposto empresário ainda é possível ver o secretário da Seplanfic (Secretaria Municipal de Planejamento, Finanças e Controle), Disney Fernandes, o empresário Thiago Verrone (camisa vermelha) e o chefe de gabinete Odimar Marcon.

Foto do suposto empresário flagrado em reunião com o prefeito Alcides Bernal.  

Recomendação 

Recentemente, a Polícia Federal recomendou ao prefeito Alcides Bernal para que cancelasse o contrato com a Concessionária CG Solurb, alvo de investigação, da Operação Lama Asfáltica.

O laudo pericial divulgado pela Polícia Federal que aponta irregularidades no contrato firmado entre a prefeitura e o consórcio CG Solurb representa apenas a ponta do iceberg entre as suspeitas de fraude e de desvios de dinheiro envolvendo a coleta de lixo em Campo Grande e a construção do aterro sanitário no bairro Dom Antônio Barbosa.


Segundo o delegado regional de combate ao crime organizado, Cléo Mazzotti, a documentação sigilosa apenas foi divulgada por se tratar de uma questão ‘urgente’, que precisava de medidas imediatas para evitar mais prejuízos aos cofres públicos. Com o laudo pericial em custódia, o prefeito Alcides Bernal (PP) ficou livre para romper o contrato e abrir novo certame.

Entre outros motivos, o consórcio continua sendo investigado, pois possui entre seus sócios Luciano Dolzan, genro do megaempresário João Alberto Krampe Amorim, que foi o pivô da Operação Lama Asfáltica, deflagrada em 9 de julho. Apesar de não participar do quadro societário do grupo, Amorim seria overdadeiro dono da LD Construções, integrante do consórcio.

Por sua vez, Amorim é irmão da deputada estadual Antonieta Amorim (PMDB), que à época da licitação, era casada com o ex-prefeito Nelsinho Trad. Conforme relatório da PF, o empresário e o político eram tão próximos que empresas da família Amorim teriam pagado despesas pessoais do ex-peemedebista, além de diversas doações para a campanha ao Governo do Estado.

Além disso, a PF acompanha de perto o imbróglio envolvendo a recuperação do aterro sanitário da Capital. Construída com recursos do Governo Federal, a obra possui um longo histórico de paralisações e brigas judiciais. Investigações do MPF (Ministério Público Federal) apontam o pagamento de serviços não executados e adulteração de relatórios técnicos.

Veja o vídeo:

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias