TJMS ABRIL 2024
A+ A-

terça, 16 de abril de 2024

terça, 16 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Cidades

11/10/2021 13:00

A+ A-

Bonito sofre com rios enlameados após chuvarada (vídeo)

Turista registrou lama adentrando nas águas cristalinas do Rio Formoso

Rios de Bonito já começam a sentir as consequências da chuvarada. Neste domingo (10), um turista registrou um vídeo com a lama tomando conta das águas cristalinas do rio Formoso. A lama é resultado de práticas de agricultura sem preservação na região, assoreamento e mudança no uso do solo.

O problema vem ocorrendo nos últimos anos e no caso mais grave em 2018, quando a lama tomou conta das águas cristalinas do rio Prata, Formoso, Mimoso, Anhumas e do Peixe.  Na época foi levantado que a origem do turvamento dos rios nas chuvas é por conta de propriedades que não realizam curvas de nível para deter as enxurradas. A atividade agropecuária na região e escoamento da produção é uma das causas.

Bonito foi palco para audiências públicas sobre o assunto e fiscalizações que descobriram que alguns dos agricultores fizeram drenos em suas terras para cultivo de soja, e muitos até sem licença ambiental. O problema é grave e pelo jeito está longe de resolvido já que as regiões de Bodoquena e Miranda também possuem tal degradação. 

Em Bonito, já foram um pouco mais de 50 mm de chuva e os moradores estão preocupados com a situação dos rios, caso o tempo chuvoso continue.

 

Lama toma conta Bonito e acaba com beleza da cidade pic.twitter.com/cpj6youwPu

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias