A+ A-

sábado, 20 de abril de 2024

sábado, 20 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

DIPLOMACIA PELO CLIMA

27/07/2021 16:04

A+ A-

Água será tema principal de reunião de Reinaldo e governo dos EUA

Governador Reinaldo Azambuja participa de reunião na sexta para apresentar projeto de 300 milhões de dólares e 90 mil empregos

A questão da preservação da água será um dos principais temas tratados na reunião do representante dos Estados Unidos para o clima, John Kerry, e seis governadores brasileiros, dentre eles o governador Reinaldo Azambuja, na sexta-feira (27) às 16h. De acordo com a pauta do encontro, que contará com a participação dos governadores João Dória (SP); Eduardo Leite (RS); Wellington Dias (PI); Renato Casagrande (ES) e Flávio Dino (PI). 

O encontro é uma resposta à carta enviada em abril pelo Fórum Nacional do Governadores, na qual 24 governadores brasileiros, incluindo Reinaldo Azambuja, pediram ajuda aos EUA para "resolver demandas da emergência climática global".

O encontro também marca a posição da diplomacia estadunidense em abandonar conversas com o governo de Jair Bolsonaro, principalmente no que se trata de questões ambientais no continente americano. Na pauta, definida pelos governadores, haverá a apresentação de propostas para aporte financeiro em projetos de proteção aos biomas que cada Estado está inserido. 

John Kerry: representante do governo dos EUA para o clima

John Kerry: representante do presidente Joe Biden para o clima; conversa direta com governadores isola ainda mais o governo Bolsonaro (Foto: Departamento de Estado EUA)

As propostas totalizam mais de 300 milhões de dólares em preservação ambiental e podem gerar mais de 90 mil empregos, de acordo com a previsão do Fórum dos Governadores.

 

Queimada no Pantanal: emergência climática  

Queimada no Pantanal: emergência climática mundial (Foto: Gov/MS)

O Pantanal passou por uma grande questão ambiental recentemente, com as queimadas que destruíram grandes áreas de vegetação e matou várias espécies de animais. 

Dentre as pautas apresentadas ao governo estadunidense estarão a recuperação da bacia hidrográfica do Taquari e do Baixo Pantanal. As questões hídricas estão em destaques para a parceria. 

De acordo com fontes da Comissão de Relações Exteriores do Senado, o governo americano passa uma mensagem que pretende dialogar com os governadores de cada Estado sobre temas como preservação ambiental e comércio. Os governadores convidados para este primeiro encontro são declaradamente oposição a Jair Bolsonaro, sendo que três deles são pré-candidatos à presidência: Dória, Leite e Dino. 

Já nos assuntos que dizem respeito a MS, o governo pretende alcançar o máximo de investimentos possíveis para seus projetos de recuperação ambiental.

Bacia do rio Taquari (Foto: Gov/MS)

A USAid, agência de fomento internacional do governo dos EUA, anunciará parceria com o Ibama e ICMBio para manejo e controle de incêndios florestais. A parceria teve início em 2014, durante o governo da ex-presidente Dilma Rousseff, porém está desatualizada desde o início do governo Bolsonaro.

O governo do Estado e a Semagro não quiseram comentar ou antecipar a pauta que pretendem apresentar na reunião.


Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024