Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
TRANSPARÊNCIA GOV MS
Ciência e Tecnologia

Congresso científico de MS traz palestra com astrônoma associada à Nasa

Palestrante está entre as 100 pessoas mais influentes do país e foi escolhida como uma das 10 mulheres que mudam o Brasil

18 outubro 2018 - 18h03Por Assessoria / UCDB

Conhecida como “A mulher das estrelas”, Duília Fernandes de Mello, é hoje um dos nomes mais famosos da ciência brasileira no exterior e estará na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) para participar do V Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão — Saberes em Ação.  Na primeira noite do evento (23), que segue até o dia 25, a astrônoma e astrofísica associada à Nasa e vice-reitora da Universidade Católica da América (Washington, Estados Unidos) ministrará palestra com o tema “Universidade: Espaço de conhecimento infinito”. O evento terá início às 19h.

Além da participação de Duília na abertura do Saberes em Ação, na mesma data, porém pela manhã, às 8h30, ela participa de um bate-papo com acadêmicos dos cursos de Engenharia da Católica integrantes do projeto de extensão Clube de Ciências. Com cerca de 70 acadêmicos, o projeto busca  a introdução de conceitos matemáticos e químicos na educação básica e tecnológica, congregando acadêmicos das Engenharias Civil, Mecânica, Controle e Automação, Sanitária e Ambiental, Elétrica e de Computação. Uma das vertentes é justamente o estudo da astronomia.

Outro grupo de estudantes que visitará o Saberes em Ação e terá reunião com a palestrante serão alunos do ensino fundamental e médio da escola Gappe. Há cerca de um ano, eles participam do Clube de Astronomia Duília de Melo (CADM), que realiza encontros mensais para atividades lúdicas e observações astronômicas. “A nossa homenageada representa uma referência, mostrando que a ciência brasileira pode alcançar um patamar acima da média. As crianças têm muito orgulho de carregar o nome de uma das principais astrônomas do mundo”, disse o professor Carlos Vasque, que coordena o clube.

Congresso

Voltada para alunos da graduação, pós-graduação e também do ensino médio, a quinta edição do maior congresso científico de Mato Grosso do Sul promove nos outros dois dias uma ampla programação composta por 10 mesas-redondas, lançamento de 14 livros, 58 oficinas, 1.197 apresentações de trabalhos por meio de banners, tertúlias e comunicações orais, além de uma mostra de produtos com 58 itens inovadores.

Mais do que a participação da comunidade acadêmica da Católica, o Saberes em Ação é aberto para alunos de outras instituições de ensino superior. Para participar do evento, interessados devem fazer a inscrição até o dia 22 deste mês, por meio do site http://saberesemacao.ucdb.br/.

Saiba mais sobre a Duília

* Graduada em Astronomia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestre pelo Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe), e doutora pela Universidade de São Paulo (USP).

* É autora do livro “Vivendo as estrelas” e produziu mais de 100 artigos científicos.

* Como pesquisadora associada da Nasa, descobriu a Supernova 1997D e as Bolhas Azuis.

* Foi escolhida como uma das 10 mulheres que mudam o Brasil pelo Barnard College/Columbia University em 2013.

* Está entre as 100 pessoas mais influentes do Brasil, segundo a Revista Época em 2014.

* Recebeu o Prêmio Profissional do ano de 2013 da Diáspora Brasil-Ministério de Relações Exteriores e Ministério da Indústria e Comércio/ABDI.

Entrevista com Duília de Mello

Dia: 23 de outubro

Horário: 8h30

Local: UCDB