A+ A-

sexta, 19 de abril de 2024

sexta, 19 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Embrapa oferece arroz vermelho para atender nichos de mercado

A Embrapa Produtos e Mercado está oferecendo aos produtores de semente o arroz vermelho BRS 901, a primeira cultivar de arroz vermelho registrada no País, desenvolvida a partir de hibridação artificial.

A cultivar é mais uma opção para atender a nichos de mercado, podendo compor pratos típicos da região Nordeste do Brasil, bem como receitas diferentes e refinadas.

Edital de oferta da cultivar – nº 020/2015 – pode ser encontrado no portal Embrapa no link embrapa.br/produtos-e-mercado/editais.

Lá o produtor interessado em produzir e comercializar as sementes pode obter mais detalhes da oferta e saber quais os requisitos necessários para participar do processo.

A documentação deverá ser entregue até às 17 horas do dia 28 de setembro ou encaminhadas para o Escritório de Campina Grande da Embrapa Produtos e Mercado. A cultivar é indicada para cultivo nos estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba.

 

O arroz vermelho

O arroz vermelho é o tipo de arroz mais antigo cultivado no mundo, desde antes do arroz branco. Ele é chamado de vermelho devido à coloração do seu pericarpo (a camada superficial do grão situada logo abaixo da casca) a qual pode variar desde o vermelho claro até o vermelho escuro.

O início do consumo do arroz vermelho se confunde com a própria origem desse cereal. Alguns dizem que se iniciou na Ilha de Bali, Indonésia, outros já remetem para a China, porém, seus benefícios são muito difundidos. É um arroz muito consumido na culinária do Nordeste Brasileiro.

As variedades de arroz vermelho plantadas atualmente no Brasil são derivadas das primeiras introduções feitas ainda no início da colonização e foram selecionadas ao longo do tempo pelos próprios agricultores.

Constituem, portanto, o resultado de transformações ocorridas na natureza, devido a cruzamentos naturais e a mutações, e dessa forma são variedades que adquiriram características únicas em cada microrregião geográfica onde passaram a ser cultivadas.

Acesse o edital e saiba mais detalhes sobre o Edital de Oferta do arroz vermelho da Embrapa: embrapa.br/produtos-e-mercado/editais.

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias