Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
CAMARA MUNICIPAL MARÇO 2024
Ciência e Tecnologia

iPhone pode ganhar detector de fumaça no futuro

02 setembro 2015 - 11h46Por Tech Tudo

O iPhone e outros dispositivos da Apple podem vir equipados com um detector de fumaça no futuro. É isso que indica uma patente registrada pela empresa e divulgada nesta terça-feira (1). Com o projeto, será possível acoplar a tecnologia aos eletrônicos. E o iPhone poderia identificar o início de um incêndio e até mesmo apagar o fogo.

Se o usuário estiver dormindo, ou não perceber o início do incêndio, o celular poderia alertá-lo e e chamar ou Corpo de Bombeiros. Segundo o site Apple Insider, a partir dos dados coletados pelos outros sensores do iPhone, as informações completas são encaminhadas para as autoridades, como a localização do incêndio, a temperatura do ambiente e se o proprietário está próximo do aparelho e do fogo.

Integração com HomeKit

Num cenário de casa completamente conectada, a detecção de incêndio por parte do iPhone poderia dar início a uma série de ações de combate ao fogo, pré-determinadas pelo Apple HomeKit.

Detectores funcionam por luz e identificam a presença de fumaça interceptando raios luminosos, ou por ionização, em que a fumaça interrompe um circuito, provocando um alarme. O modelo para o celular seria menor, para caber nos limites de espaço de um smartphone, mas teria as mesmas capacidades dos modelos convencionais.

Apesar de descrever o uso da tecnologia em uma série de dispositivos e a possível integração com o HomeKit, a liberação da patente não garante a aplicação do projeto de imediato nos lançamentos da Apple.