PREFEITURA DE MARACAJU ABRIL DE 2024
PREFEITURA DE MARACAJU ABRIL DE 2024 2
A+ A-

terça, 23 de abril de 2024

terça, 23 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

Ciência e Tecnologia

05/10/2015 11:31

A+ A-

UEMS desenvolve sistema que monitora qualidade do ar usando telescópios

Acadêmicos do Curso de Engenharia Física da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), unidade de Dourados, vinculados ao Grupo de Pesquisa em Física Aplicada e Engenharia, desenvolveram um sistema de monitoramento da qualidade do ar utilizando telescópios.

O objetivo foi determinar a presença de certos elementos, principalmente o dióxido de nitrogênio, emitidos na atmosfera pelos veículos e indústrias, que podem causar problemas respiratórios nas pessoas, além de provocarem chuvas ácidas, extremamente tóxicas ao meio ambiente e a todos os seres vivos.


A inovação da pesquisa acontece com a utilização de um sistema composto por dois telescópios, um deles ligado a um emissor de luz (LED de alta potência) e o outro ligado a um espectrômetro eletrônico que analisa a luz, digitaliza e a transmite ao computador para processamento dos resultados.


De acordo com o professor Dr. Paulo César de Souza, coordenador e orientador da pesquisa, “trata-se de um sistema inédito e inovador no Brasil, principalmente por utilizar telescópios em um sistema de emissão e recepção de luz capaz de aferir os índices de dióxido de nitrogênio na atmosfera,” explicou.


A pesquisa também contou com as colaborações dos professores Carlos Henrique Portezani e Edmilson de Souza, e dos acadêmicos do Curso de Engenharia Física Lenine Ramos de Oliveira, Rodrigo Marques, Cássio Sawada, Warlley Batista de Deus, Renan Semensato Carloni e Oziel Pazian Machado.


O acadêmico Lenine Oliveira esclareceu que “o sistema identifica e quantifica certos gases, presentes no ar, através da interação com a luz, como se fosse por ‘impressões digitais’, e é muito versátil e compacto, permitindo a alocação física facilmente em diferentes lugares e, além de não ser um método invasivo, pode apresentar resultados em poucos minutos”.


Para o coordenador do curso, Daniel Cesar Braz, “o desenvolvimento de pesquisas, como essa, evidencia a capacidade dos alunos e professores do curso de Engenharia Física em transformar o conhecimento básico e aprofundado sobre as leis da natureza (Física), associado a conhecimentos técnicos de múltiplas engenharias, em tecnologias e inovação para o benefício da sociedade”.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024