(67) 99826-0686
Gov - Agosto Lilas 09 a 24/08
COLUNA

Top Play

Games, geeks, diversão e muito mais

20 anos de Tormenta - o maior cenário do RPG Nacional

Contrariando os críticos e especialistas do mercado editorial, Tormenta segue firme e forte a 20 anos, sendo o cenário mais jogado e amado do Brasil

26 ABR 2019
Dummond
09h45min

Em 1999 já o Brasil tinha um mercado de RPG em amadurecimento, grandes jogos estavam sendo lançados no país e as traduções se popularizaram, era o fim da geração Xerox que copiava livros importados da gringa para ter acesso ao material publicado lá fora.

Entre muitas tentativas de revista sobre o tema, uma tinha vingado, e esse milagre precisava ser comemorado na edição 50. A Dragão Brasil era tocada por várias mãos amigas, gente talentosa dos quadrinhos, literatura, mangá e games, e para comemorar a marca das cinqüenta edições o trio de autores (Marcelo Cassaro, Rogério Saladino e J.M Trevisan) decidiram lançar um livro que vinha gratuitamente com a revista.

O nome era Tormenta, uma colcha de retalhos de praticamente todo conteúdo autoral publicado na Dragão Brasil nesses anos todos. Cidades, personagens, itens mágicos, contos... tudo foi costurado para fazer o cenário.

Como era um material gratuito, foi lançado em multi-sistema e as ilustrações em suas páginas eram apanhados de vários artistas que já haviam publicado na Dragão Brasil, o que causou estranheza em muita gente já que os estilos se misturavam, era normal ver uma ilustração de mangá em uma página, e na seguinte um estilo de quadrinhos europeus.

A mesma coisa acontecia com o cenário, cidades grandes contavam com bairro oriental no melhor estilo da Liberdade em SP, favela de goblins e uma arena no melhor estilo Coliseu Romano. Ao mesmo tempo que muitos torceram o nariz, muitos outros amaram a idéia de ter um grupo de RPG formado por um meio elfo samurai, um pistoleiro anão e um humano bárbaro das montanhas geladas.

A cereja em cima do bolo é o nome e razão do cenário: A Tormenta.



Uma tempestade eterna que cobra uma área eternamente, pintando tudo de vermelho, destruindo toda a vida com sua chuva cáustica e seus monstros insectóides. A tormenta aparece sem qualquer explicação, em qualquer ponto do cenário, e inicialmente não havia nenhuma explicação para tal. Grandes aventureiros poderiam entrar nessas áreas, mas quase sempre saiam de lá com danos mentais irreversíveis.

Tudo isso da gênese de Tormenta, faz do cenário o maior e mais bem sucedido no Brasil, e mais jogado a quase vinte anos. Tormenta tem a cara do Brasil, uma país formado por vários povos e com uma identidade muito diversificada.


Em 2019 Tormenta faz 20 anos, e a Jambô (atual editora) prepara o maior lançamento do RPG nacional: Tormenta20, com anúncio previsto para 10 de Maio.

Mais informações no site:

http://tormentarpg.com.br/#1#tormenta20

 

Veja também