TJMS dezembro
Menu
Busca terça, 10 de dezembro de 2019
COLUNA

Reflexões

Marcelo A. Reis

A CIZÂNIA BRASILEIRA

Torcendo para estar errado, reafirmo que marchamos para a ruptura

16 setembro 2019 - 07h39

Caro leitor; 

NÃO se assuste com a palavra CIZÂNIA. Algumas vezes que a empreguei, vi pessoas, inclusive de bom nível cultural,entreolharem-se. Basta pesquisar-lhe a raiz. FAF Vem de cisão. Divisão. O popular racha. 

Filho e sobrinho de "milico", acostumei a ouvi-la nas Ordens do Dia. Ao militar a unidade de pensamento, comando e ação é básica.  

Mais! É vital! A sua ausência leva ao fracasso, à derrota e à morte .

Aos países, tal qual às  famílias, a unidade é da essência de sua existência. Há alguns anos prego aqui, digo prego tal a insistência, de buscarmos pontos de convergência para definirmos os objetivos maiores da Nação. Referi-me, um sem número de vezes, ao  Pacto de La Moncloa onde os espanhóis de todas as linhas ideológicas, após a morte do Caudilho Francisco Franco, sentaram-se ao redor de uma grande mesa e selaram os pontos  comuns.

A Anistia de 1979 , extraordinária obra de Engenharia Política, que teve inúmeros e destacados próceres da Oposição e, também, do Governo Militar ,foi um feito grandioso. Imaginava que, a partir daí, teríamos maturidade, firmeza e equilíbrio para, respeitadas as diferenças, encontrarmos, nos pontos fulcrais, o consenso necessário ao avanço firme e seguro.

Não é o que vemos. À testa do Legislativo encontramos, tal qual a dupla Renan/Eduardo Cunha, substitutos, Rodrigo Maia e Alcolumbre, que nada a aqueles devem em termos de falta de compromisso com a seriedade, a dignidade e o futuro do país.

Como desgraça pouca é bobagem, temos o pior Judiciário de toda a nossa História. Em um país serio Toffolly, Gilmar, Lewandowski, etc. e tal, há muito, estariam afastados prestando contas de suas, no mínimo, bizarras atitudes.

Em um quadro recessivo, de largo desemprego, com a Nação dividida, como bem observava o ex Prefeito do Rio, L.P. Conde, em "desprotegidos, que têm muito aquém do necessário, e protegidos, que têm muito além do desnecessário" a explosão está logo à frente...

Vejo apoiadores e contrários tanto ao ex presidente Lula quanto ao Presidente Bolsonaro dizerem, fazerem as maiores barbaridades. As maiores irracionalidades!

Torcendo para estar errado, reafirmo que marchamos para a ruptura.

Até a próxima...