Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
COLUNA

Reflexões

Marcelo A. Reis

A D. Hélvia da Maré, um exemplo, e o STF, a vergonha nacional

11 dezembro 2018 - 14h51

Caro leitor ;

 

Toca o telefone e constato ser uma ligação lá do Rio de Janeiro . Era a Hélvia . Sendo mais formal Hélvia Barbosa Geraldo é o nome completo . Quem é Hélvia Barbosa Geraldo? È uma heroína brasileira ,dentre tantos e tantas que lutam para viver. Para sobreviver! Negra , pobre , moradora de comunidade criou os seus filhos e ajudou - os, depois , a criarem os deles ; seus netos . Todos , como se diz no popular, deram gente , As netas já concluíram, ou estão em vias de graduarem - se, no Curso Superior . 

 Ela é dessas pessoas que agradeço, todos os dias, por ter conhecido e convivido . Um exemplo de seriedade , de honradez , de integridade. Pobre , negra e favelada , diz - me , ao telefone , que está organizando os Festejos Natalinos dos Idosos Pobres de um determinado abrigo na Baixada Fluminense . " Ah Dr. Marcelo , Eu sou pobre , mas o senhor não sabe como aquela gente é carente , como são necessitados . Tenho a minha casa , tenho comida , então tenho que ajudar quem está em uma situação pior do que a minha". Fiquei pasmo!! Temos pessoas que ,apesar de terem dificuldades, estão dispostas a ajudar , a cooperar . A Hélvia é assim . Está sempre percorrendo as repartições , vencendo a burocracia para conseguir uma casa , uma bolsa de estudos.............

Mesmo não sendo religioso , usarei uma expressão , dos que o são ,para defini - la : Uma Santa !   

Após assistir enojado a sessão do "Excelso Pretório" , como é tratado nas petições o stf (em minúsculas),desliguei a TV e fiquei a pensar . Há muito que bato, com razão, no judiciário (sempre em minúsculas !) Fui pesquisar os artigos que escrevi . Em um disse, reitero, que se /quando abrirem a Caixa Preta do Judiciário a Lava Jato será uma brincadeira de crianças , coisa de "trombadinhas" . Terrível ! A apropriação do Estado Brasileiro,pelas quadrilhas que por todos os lados vicejam , não deixou nada incólume . O Executivo e o Legislativo por suas próprias naturezas são mais transparentes , ou melhor, bem menos opacos , o que não acontece com o "Poder dos Poderes" . Este é fechado em/para si mesmo e detém poderes e privilégios únicos . Lembro, e repito uma vez mais , a velha piadinha dos acadêmicos de Direito : " Juízes pensam que são Deus , Desembargadores tem certeza! " . Você dirá que conhece este ou aquele Magistrado que é sério , íntegro , trabalhador e tantas outras qualidades . Tenho que concordar . Conheço vários e vários ; não de pouco tempo , mas,desde os bancos escolares , os acompanho e sou testemunha . Mas o tal s.t.f. e similares.............. Dão asco!! 

Digo publicamente o que falou o advogado ao levandowski (minúsculas) : O Supremo é uma VERGONHA !!

Ao ver o gilmar MERDES , o BOSTÓFOLLI , duas vezes reprovado em concurso para Juiz de Primeira Instância , presidente da nossa mais alta Corte  , o juizeco do tse (minúscula) " protestando de costas na solenidade de Diplomação do do  Presidente eleito , quando da execução do Hino Nacional . 

Lembro - me dos Grandes Juristas que compuseram o S.T.F. (aí em maiúsculas) .Hermes Lima , Vitor Nunes Leal , Evandro Lins e Silva , Aliomar Baleeiro ,Billac Pinto , Adauto Lúcio Cardoso, Celio Borja e tantos e tantos outros de altíssimo nível ético/moral e notável saber jurídico. 

Que contraste!!!! 

Vou mais longe  o stf (minúscula) é mais que uma VERGONHA .

É UMA MERDA !!!!!

Até a próxima