(67) 99826-0686
Think Educaçao 13/07 a 17/07
COLUNA

Top Pipoca com Pedroka

Por Pedro Martinez

A Mula: corrigindo os erros passados...

Senhor casca grossa

26 MAR 2019
18h11min

É meus amigos(as),

O tempo realmente passa bem rápido. O veterano Clint Eastwood já está prestes a fazer 89 anos e prometeu atuar em A Mula pela última vez; e o descanso é merecido. Se realmente ele for parar né? Gran Torino também era pra ser o último mas não foi. Seja como for, este é seu mais novo projeto.

A Mula trás um personagem um pouco mais amável por circunstância e menos turrão como em Menina de Ouro e Gran Torino. Aqui ele é Earl Stone, um agricultor florista dono de um próspero negócio porém com uma dinâmica familiar totalmente disfuncional.

O longa é baseado numa história real, que gerou um artigo para o New York Times, "The Sinaloa Cartel's 90-Year Old Drug Mule", escrito por Sam Dolnick, que apresenta um homem nonagenário que um dia vê seu tão lucrativo negócio de flores acabar pelo advento das compras on-line, e acaba na falência. Só esse fato já tira a fotografia de um jardim florido repleto de cores, para uma impactante transição de passagem de tempo, mais de uma década depois, trazendo um cenário devastado cinza. É, as imagens simbolizam o declínio financeiro de Earl; o que também inclui uma aparência surrada do protagonista no presente de sua vida. E não é só isso. Na família seu respaldo é zero, já que sua obsessão pelo trabalho o afastou da esposa Mary (Dianne Wiest) e da filha Iris (Alison Eastwood).

A única que realmente ainda o ama é sua neta Ginny (Taissa Farmiga), e é por causa dela que ele se vê em um beco sem saída. Suas obrigações financeiras e principalmente o casamento da neta o obrigam a achar algum caminho; qualquer caminho que seja (até o caminho mais fácil). Assim o abordam para a possibilidade de um trabalho como motorista - já que ele dirigiu por quase todos os estados norte-americanos e nunca recebeu uma multa se quer. E é desse jeito que ele se torna a mula perfeita para um cartel de drogas mexicano comandado por Laton (Andy Garcia).

Quem em sã consciência irá desconfiar de um senhor dirigindo sua caminhonete?

Então é dessa forma que Earl se anima a prosperar e voltar a ter o seu lugar na família. Porém, como tudo não são flores na sua vida, ele têm todos esses problemas e ainda precisa fugir do DEA ao comando de Carl (Laurence Fishburne) e os agentes Colin Bates (Bradley Cooper) e Trevino (Michael Peña).

E não pense que ele é só um velhinho florista qualquer. É Clint Eastwood né? Um veterano da Guerra da Coreia que quando a coisa fica preta não treme diante do perigo; ele é durão e sabe muito bem encarar o cano de uma arma sem ser intimidado. O senhor é casca grossa!

A Mula é muito mais do que só um longa baseado em história real, é mais do que um suspense e também consegue ser mais do que só o último filme dessa lenda que é Clint Eastwood. Isso é um belíssimo exemplo de tudo o que já foi escola pro cinema dele, trazendo tudo que já teve em sua carreira e misturando essas experiências num só personagem: ele é brincalhão, durão, espertinho, justo, mulherengo e emotivo. Enfim, A Mula é o adeus perfeito de um gênio.

5 pipocas!

Disponível para download via torrent via Lime Torrents ou Pirate Bay.

Veja também