Menu
Busca segunda, 21 de outubro de 2019
COLUNA

Top Pipoca com Pedroka

Pedro Martinez

Calmaria: proposta inusitada...

Incógnitas no passado

11 março 2019 - 10h31

Nem tudo é o que parece ser. Baseado nisso é a dica de hoje.

Calmaria nos apresenta um personagem cheio de incógnitas no passado, uma ilha escondida no meio do nada e um grupo de pessoas que parecem estar à deriva esperando alguma coisa diferente acontecer em suas vidas.

O título tem ligação com o barco de Baker Dill (Matthew McGonaughey), um pescador obcecado em pescar um peixe em particular, que mais parece ser imaginário e que entra num dilema ao receber uma proposta inusitada de Karen (Anne Hathaway), sua ex-esposa.

A história se revela inesperada por ter multi camadas, que a princípio parecem ser confusas, mas depois se provam capazes de conduzir a trama de um modo que não seja maçante. As explicações vão sendo esplanadas sutilmente criando um ambiente interessante; sem pressa nenhuma para que tudo fique bem claro, sem confusões na nossa cabeça. E tem, é claro, um suspense que fica pairando no ar o tempo todo.

Belíssimas e impactantes são as locações do longa, que se encaixam perfeitamente com a realidade de Baker Dill; mas ainda assim divergem do eu interior do personagem. Ele tenta lidar com angústias que crescem, pois ele não tem a menor ideia do que está fazendo de sua vida. Superficialmente tudo parece estar no controle mas por dentro é bem diferente. Dill vai ganhando sua profundidade quando seu passado com o filho e a ex é esmiuçado e nos traz empatia, tentando compreender o que ele está passando.

Por parte do diretor Steven Knight, que também têm participação no roteiro, não há dificuldade alguma em tornar tudo um ambiente imersivo. A trama prende nossa atenção e; mesmo que pareça absurdo, tudo termina explicado nos seus mínimos detalhes.

Calmaria parece ser uma simples história de pescador que sonha com um peixe grande demais, mas no fim se torna um mar aberto de infinitas possibilidades de destino para falar sobre violência doméstica, luto e sofrimentos profundos.

4 pipocas!

Disponível para download via Torrent no Lime Torrents ou Pirate Bay.