Menu
Busca segunda, 21 de outubro de 2019
COLUNA

Economia e Negócios

Chega de Pagar Tanto Imposto!!!

Impostos, carga tributária, IVA

08 maio 2018 - 14h00

O Brasil possui a maior carga tributária da América Latina, hoje pagamos mas de 1/3 do que produzimos em impostos e temos pelo menos 100 tipos diferentes, sendo para cada um deles uma legislação vasta, às vezes repetitiva e muitas vezes conflitante, e nesse emaranhado de normas vive o contribuinte pessoa física e jurídica sofrendo uma pressão fiscal gigante.

Além de toda complexidade tributária, todos os dias são mais de 9 mudanças na base legal, o que impacta diretamente na vida dos profissionais da contabilidade e também das empresas de todos os portes, gerando um risco de erro e de má interpretação. No caso do pequeno empresário então o impacto é muito grande, a maioria é o faz tudo dentro da sua empresa, tendo que assobiar e chupar cana para conseguir se manter em meio a crise.
Chegou a hora de uma reforma tributária séria, honesta e simples, copiando modelos similares aos Estados Unidos e também o Paraguai. Por falar em nosso vizinho, vale um artigo especial, com dicas valiosas do país que tem se destacado por receber investimentos de vários países, com problemas estruturais é claro, porém com um grande potencial.
Mas falando de Brasil, que além de impostos e alta carga tributária tem um grande desafio a redução da burocracia, necessidade de agilizar o processo de abertura de empresa, o que reduzirá o custo e a dor de cabeça enfrentada pelos empresários e incentivará a atividade empresarial.
Os desafios são grandes e as reformas impactaram organizações importantes no apoio ao setor produtivo, reduzindo orçamento e consequentemente ações que estavam garantindo resultados importantes. 
O que poderíamos mudar? Falar amplamente do Imposto sobre Valor Agregado (IVA) seria o primeiro passo. Esse ponta pé, reduziria a carga tributária agrupando esse bocado de impostos que só geram complexidade e pagamento a maior. Agora vai experimentar pagar menos impostos pra ver.
Nas minhas consultorias tenho atendido vários empresários que pagam tributos a maior, e nenhum deles recebeu um cheque no final do ano com os valores pagos a mais. 
Nos próximos capítulos vou falar disso também.

 

Tiago Queiroz de Oliveira é economista, palmeirense, esposo da Edicleia e pai do João Mateus e Maria Luiza. Consultor empresarial tendo como clientes o SEBRAE/MS, Instituto Euvaldo Lodi – IEL, SEBRAE/MT, SEBRAE/AL, atuando com consultoria para pequenas e médias empresas. Com experiência em Auditoria Tributária, revisão de tributos federais é sócio-franqueado do Grupo Studio. Representante da SAGE, maior empresa de software para pequenos negócios do Mundo, atuante em 23 países e com mais de 20.000 clientes no Brasil. Atua também como representante da IOB, serviços de conhecimento para escritórios de contabilidade.

(67) 9.9988-0768  / E-mail: valoresconsult@gmail.com