(67) 99826-0686
COLUNA

Pelos Cotovelos

Córrego vira ponto de ‘desova’ de veículos roubados em Campo Grande

O modus operandi já está ficando conhecido dos policiais

5 AGO 2018
Diana Christie, Anna Gomes e Vinícius Squinelo
23h00min

O córrego Anhanduí, na Avenida Ernesto Geisel, se transformou em um ponto de desova de veículos roubados em Campo Grande. O modus operandi já está ficando conhecido dos policiais: o assaltante rouba ou furta um veículo, principalmente motocicletas, realiza uma série de crimes, e abandona o veículo no córrego. Isso é, a economia de anos de uma pessoa sendo descartada feito lixo .

Em pauta

Projeto de lei de autoria do deputado Marcio Fernandes (MDB) obriga hospitais e maternidades a oferecer aos pais e/ou responsáveis de recém-nascidos orientações e treinamento para primeiros socorros, em caso de engasgamento, aspiração de corpo estranho e prevenção de morte súbita. A matéria foi aprovada em primeira discussão na Assembleia Legislativa na semana passada.

Menos sufoco

“A garantia de que os responsáveis por uma criança possam ter condições de lhes prestar o mínimo de assistência ante uma emergência pode ser crucial para a definição entre a vida e a morte. A asfixia é a primeira causa de morte, entre os acidentes, de crianças com até um ano no Brasil e pode ser consequência de vários fatores, sendo o principal deles a obstrução mecânica das vias aéreas, quando o bebê engasga com líquidos, alimentos ou pequenos objetos”, destaca Fernandes.

Aniversário

O 3º BAvEx (3º Batalhão de Aviação do Exército) completará 25 anos em 17 de agosto, quando comemorará o seu Jubileu de Prata. “Os Rotores do Oeste”, como são conhecidos, prestam o apoio aéreo à todas Organizações Militares locadas na área de abrangência do CMO (Comando Militar do Oeste), em Mato Grosso do Sul e no vizinho Mato Grosso.

Memória

A história do 3º Batalhão de Aviação do Exército remonta ao surgimento da Aviação Militar Brasileira com a inauguração oficial da Escola de Aviação Militar, em 10 de julho de 1919, no Campo dos Afonsos, Rio de Janeiro. Recriado em 17 de agosto de 1993, em Taubaté-SP, permaneceu nesta sede por mais de 14 anos. Em 2008, as instalações foram transferidas para Campo Grande-MS, onde fica até hoje.

Números

O Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul (MPT-MS) moveu 91 ações judiciais no primeiro semestre deste ano, apontando um crescimento de quase 50% em relação ao mesmo período de 2017, quando foram autuadas 61 ações. Seria consequência da nova legislação trabalhista, que flexibilizou as condições de trabalho e dificultou a vida de funcionários?

(Polícia recupera veículo jogado em córrego - Foto: Anna Gomes)

Veja também