(67) 99826-0686
PMCG - REFIS 01 a 30/07/2019
COLUNA

Top Pipoca com Pedroka

Por Pedro Martinez

Destroyer: o peso do passado...

Exercício de tensão

10 ABR 2019
11h15min

Karyn Kusama já tem certa experiência em thrillers desde 2015 e seu novo longa O Peso do Passado (Destroyer) é uma porrada cinematográfica; principalmente pela mudança causada em Nicole Kidman que fica derrubadíssima.

A atriz é o centro da história e sua personagem vai se tornando cada vez mais implacável conforme a trama transcorre.

- Conta a história,  Pedroka.

Erin Bell é uma detetive de Los Angeles que está devastada e consequentemente se transformou numa pessoa transtornada e seu ódio internalizado a faz entrar de novo numa jornada de vingança. A maioria da narrativa do filme nos explica como Erin ficou assim e o drama se mostra explosivo em atitudes genuínas.

Karyn Kusama nos entrega um filme que é totalmente impulsionado pela interminável energia de uma mulher que luta para tomar o controle de suas dores passadas e não importa o preço que precise pagar.

O impressionante é que a figura de Erin nos dá até pena; ela está magérrima, o rosto chupado, olhos fundos e vermelhos e inclusive manca de uma perna que parece estar ferida. E não é só a aparência não. Ela é imprevisível e pode revidar a qualquer momento mesmo dando a impressão de ser um saco de pancadas.

Escrito por Phil Hay e Matt Mandredi, O Peso do Passado funciona como uma espécie de panela de pressão prestes a estourar na nossa cara. Quando chega numa cena de crime Erin descobre que um chefão do crime conhecido como Silas está ressurgindo depois de um bom tempo sem dar o ar de sua graça.  Exatamente 17 anos depois de o encontrar quando ainda era agente disfarçada do FBI.

Enquanto ela circula por toda cidade, entre nightclubs e becos escuros, a procura de um rastro de Silas, uma série de flashbacks nos é apresentado para explorar a razão dela se importar tanto em reencontrar o criminoso. A diretora equilibra na sua narrativa todos os fatores que fizeram a vida de Erin se tornar tão difícil e isso funciona muito bem pois faz com que o público consiga compreender a raiz da obsessão da personagem.

O Peso do Passado é um filme que mantém seu foco temático e Kusama entrega mais um confiante exercício de tensão que evidencia o talento da diretora. E não posso deixar de citar o talento versátil de Nicole Kidman. Aqui mais uma vez ela explora águas profundas e turbulentas com sua personagem, se transformando em uma criatura feroz cujo objetivo funciona como oxigênio do filme. Erin dá a impressão de ter perdido a batalha mas ao mesmo tempo encontra uma maneira de triunfar em sua missão.

5 pipocas.

Disponível para download via torrent no Lime Torrents ou Pirate Bay.

Veja também