Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
COLUNA

Tiro Livre

Vinícius Squinelo

Ditadura começou há 54 anos, mas desmando com brasileiro só mudou de nome

Se antes Exército mandava, hoje população vive na mão de banqueiros, políticos e judiciário

31 março 2018 - 06h52

Há exatos 54 anos, num distante 31 de março de 1964, João Goulart era deposto, marcando o início da ditadura militar brasileira, encerrada apenas em 1985. Os anos de chumbo foram seguidos pela redemocratização do País e, 33 anos depois, o que vimos é que os desmandos com o povo, especialmente o mais carente, segue firme e forte.

Nada se compara ao jugo da ditadura, com o estado de exceção estabelecido pelo AI-5. Mas, décadas depois do fim do comando militar, era de se esperar que a democratização tivesse ido além, especialmente nos quesitos social e educacional. Garantiu-se o direito ao voto pleno, mas enquadrado em um sistema hoje falido e disfuncional.

Se antes Exército mandava, hoje população vive na mão de banqueiros, políticos e judiciário. Novamente, nada se compara ao estado de exceção da ditadura. Mas, em um estado democrático, o controle social estabelecido hoje pelos três pilares citados no começo do parágrafo é assustador.

Políticos comandam como o jogo é jogado e em quem o povo (com seu voto ‘livre’) pode votar. O Supremo Tribunal Federal assume o papel de Legislativo e Executivo e altera as Leis praticamente a bel prazer. Enquanto que as grandes instituições financeiras veem no Brasil um paraíso sem igual no mundo – um País com juros básicos em 6,75% a.m e com taxas ao consumidor que beiram os 400% a.a., uma bizarrice.

Quadro tão grave a ponto de setores mais esquizofrênicos da sociedade brasileira, felizmente ainda minoria, pedirem abertamente o retorno da ditadura militar, disfarçada com o pomposo nome de ‘intervenção constitucional’. 

Em uma data histórica como hoje, de reflexão nacional (pelo menos  na teoria), vale a pena avaliar qual rumo  o País toma neste momento. A conclusão, felizmente, é pessoal, e agradeça este  simples fato à redemocratização...

Quer enviar críticas, xingamentos ou boas ideias: mande para o e-mail vinisquinelo@gmail.com