(67) 99826-0686
Gov - Agosto Lilas 09 a 24/08
COLUNA

Top Play

Games, geeks, diversão e muito mais

Dossiê Brawl Stars: tudo sobre o jogo que virou mania

1 FEV 2019
Bioclasta
10h25min

Mistura de shooter, com visual cartunesco em 3D, com referências de westerns e de mobas, Brawl Stars tem conquistado uma legião de fãs pelo mundo, mesmo com seu lançamento oficial tão recente (Dezembro de 2018).

 

 

 

Em janeiro a empresa já anunciou mudanças, nerfs e buffs em personagens, e um novo brawler, e esse tipo de coisa é importante demais para não deixar o hype do jogo morrer.

 

Brawl Stars está disponível para iOS e Android, e pode ser baixado gratuitamente nas respectivas lojas de aplicativos.

 

 

Modos de Jogo

 

Brawl Stars têm cinco tipos de modo de jogo, em dezenas de cenários, alguns deles com variantes que afetam a partida, como cogumelos que recuperam a vida. Cada brawler tem suas características próprias, o que faz dele melhor ou pior para um tipo de modo de jogo.

 

Pique-Gema

O mais popular, três contra três em um cenário espalhado, onde no meio, a cada 15 segundos, brota uma gema púrpura. O time que conseguir segurar 10 delas por 15 segundos ganha a partida. Morrer aqui significa dropar todas suas gemas, então é necessário ter estratégia para focar em conseguir as gemas, ou em roubá-las do inimigo.


Combate

O popular cada um por si, que pode jogar solo ou em duplas. O último sobrevivente no mapa é o vencedor, e nesse modo as partidas são mais longas já que a estratégia de evitar o combate é muito usada. É um dos modos mais jogados, já que estamos em plena era dos jogos Battle Royale, e o modo de jogo imita muito bem o estilo.

 

Roubo

Cada time tem um cofre cheio de gemas que deve preservar enquanto destrói o cofre do adversário em mapas espelhados de três contra três. Não é um modo muito badalado, mas também é divertido de ser jogado.


Caça-Estrela

O menos popular dos modos, dois times de três personagens se enfrentam num mapa. Cada morte gera estrelas para o brawler e na contagem do time, então é preciso matar e cuidar para não morrer e dar pontuação para o adversário.


Fute-Brawl

Queridinho pelos Pro Players pela disposição em ganhar troféus de forma rápida, é um futebol de dois times de três contra três que se enfrentam enquanto conduzem a bola até o gol adversário. Ganha o time que marcar dois gols primeiro.





 

Como evoluir no jogo

O hud\tela do jogo apresenta vários consumíveis que servem para diferentes coisas, vamos dar uma pincelada em cada um deles:

 

Moedas

São ganhas em baús, servem para upar os níveis de um brawler e comprar itens na loja. Em determinado nível elas ficam escassas, já que para elevar o nível dos personagens, é necessário gastar muito. É interessante pensar em economizar elas, e investir em um ou dois brawlers por vez.

 

Gemas

Não confunda com as gemas do Pique-Gema, as gemas verdes servem para comprar skins, mega baús e brawlers especiais. O melhor jeito de investir as gemas são das duplicadoras de fichas, que possibilitam dobrar os ganhos de vitórias, e garantir mais baús, que tem percentuais diferentes de chance de sair brawlers novos. Gemas podem ser comprados com dinheiro de verdade, e agora no início de 2019, o valor fica na faixa dos 25 centavos cada gema (caro pra caramba).

 

Tickets

São necessários para entrar em eventos especiais semanais, e podem ser gasto vários por partida para ter maiores premiações. Podem ser comprados na loja ou são ganhos em baús.

 

Troféus

Ganhos nas vitórias das partidas, fazem elevar a classe do brawler e do seu nível como jogador. No começo você ganhará prêmios a cada 50 troféus, mas depois os prêmios virão a cada 100. É interessante considerar os prêmios mais próximos antes de investir em algo, como por exemplo compra de brawlers.



Brawlers: as estrelas do game

 

Os personagens são realmente carismáticos, e poderes e habilidades que afetam muito a estratégia do time.

 

Shelly

Inicial do game, uma uma escopeta que causa bastante dano e tem uma jogabilidade bem simples. Seu especial causa um dano a mais, e destrói barreiras naturais, perfeito para tirar alguém escondido de atrás de uma pedra.

 

Barley

Lançando garrafas incendiárias, Barley é um personagem de controle do território. Apesar de frágil, possui bom alcance e é mortal se puder antecipar o movimento do inimigo. Seu especial consiste em atacar com várias garrafas e incendiar o local atingido por alguns segundos.

 

Brock

Brock usa uma bazuka que ataca em linha reta com ótimo alcance, é um personagem versátil, pode ser usado em vários modos. Seu especial cria uma chuva de mísseis em uma área determinada.


 

Bull

Tank, com vida enorme e resistência, perfeito para emboscadas onde ataca com sucessivos ataques com dano alto. Falta mobilidade que é compensada por uma estratégia segura de ficar escondido. Seu especial invoca uma fúria em que atropela inimigos.

 

Darryl

Os jogadores não decidiram ainda se é o pior Brawler ou o mais difícil de ser dominado. Darryl é um robo com duas pistolas e com um especial onde avança rolando e batendo nas paredes. Sua mecânica de combate é complexa, e difícil de ser aprendida.

 

Dynamike

O velhinho das dinamites é outro controlador do campo, joga seus explosivos afastando o adversário enquanto fica em uma posição confortável.

 

El Primo

Outro tank, com muita mobilidade mas com ataque reduzido. Mortal na mão de quem sabe jogar bem com o personagem, capaz de virar o jogo com seu especial em que se joga em um salto em cima do inimigo.

 

Jessie

Atacando com bolas de energia que se movem lentamente pelo cenário, Jessie é uma personagem de dificuldade intermediária. Seu especial habilita uma torreta que ataca os adversários e sua estratégia se baseia nisso.

 

Frank

O monstro de Frankstein aparece aqui armado com uma marreta que causa bastante dano e deixa o adversário lento. Em seu especial, o ataque tem um alcance muito maior e que destrói estruturas do mapa

                                                  

Rico

Re-design do Brawler Ricochete, Rico tem uma mecânica complicada mas muito eficiente. Ele atira em linha reta como Colt, mas seus tiros rebatem nas paredes e obstáculos. Seu especial é uma rajada rápida de tiros, que pode acabar com quem vacilar por perto.

 

Penny

A pirata ataca com tiros de moedas que causam um bom dano. Assim como Jessie, Penny tem como especial uma torreta que atira bolas de canhão em um alcance considerável.



 

Bo

O índio Bo ataca com arco e flecha e tem um especial muito eficiente em que esconde minas explosivas no solo.        

 

Crow

Um corvo que ataca com adagas envenenadas que causam dano contínuo ao inimigo. Seu especial ataca em área envenenando inimigos.        

 

Mortis

Mortis é um coveiro gótico que usa uma foice mortal. Sua mecânica é para ataque próximo, corpo a corpo, e pra isso ele tem ótima mobilidade. Seu especial faz Mortis transpassar os inimigos em um ataque poderoso.

 

Pam

Pam usa uma metralhadora que lança sucata, e é uma das curandeiras do jogo com uma torreta que cura uma área.


 

Nita

Meio tank meio suporte, Nita tem um ataque com dano considerável e um dos melhores especiais do jogo, em que invoca um Urso que anda lentamente em direção ao adversário mais próximo, mesmo que o mesmo esteja escondido.

 

Piper

Armada com uma sombrinha que atira, Piper é uma personagem com muita mobilidade, sendo que seu especial consiste em um vôo que distribui granadas em sua trajetória.

 

Poco

Curandeiro, ataca com um bom alcance e dano mesmo depois de ser um dos primeiros nerfs do jogos. Seu especial cura a si mesmo e seus aliados que forem atingidos pelos acordes de seu violão.


 

Spike

O (ou A) cacto Spike, lança seus espinhos nos inimigos e tem como especial uma área de dano de espinhos.

 

Leon

O rapaz camaleão ataca com lâminas arremessadas que causam um dano considerável, e tem como especial uma bomba de fumaça que o torna invisível por alguns segundos.

 

Tara

A mística Tara lança cartas de tarô nos inimigos, sendo uma personagem muito ágil. Seu especial cria uma área de atração e dano, perfeito para capturar inimigos fujões.

 

Veja também