TJMS
(67) 99826-0686
COLUNA

Economia e Negócios

Por Tiago Queiroz

Gestão Simples e Eficiente

Controles Financeiros, gestão, eficiente, gestão simples.

9 MAI 2018
10h40min

Hoje vamos falar de um tema muito importante para pequenos e médios negócios, uma gestão simples e eficiente.

No mundo dos negócios, não dá para conduzir uma empresa apenas com conhecimento do cliente, da concorrência, dos produtos ou serviços que vendemos, é fundamental que saibamos os mínimos controles de gestão que a empresa precisa para poder lhe dar os resultados esperados.

Quando falamos em simples é por que os controles não podem ser complexos, pois na pequena empresa o empresário precisa bater o escanteio e correr para fazer o gol.

E eficiente é por que precisa fazer certo, mesmo sendo simples, tem que fazer o ciclo completo da venda, receita, compra e despesa.

Nesse quesito é importante ter 4 controles básicos:

Estoque: controlar o que temos de produtos, o que vende, o que precisamos comprar, quanto precisamos comprar e acima de tudo conhecer nosso ciclo de renovação de um estoque. É sem dúvidas um dos setores importantes, senão o primordial de uma empresa, quem compra errado não vende, congela seus recursos e vai precisar vender a preços muitas vezes abaixo do que comprou para poder descongelar essa grana.
Contas a pagar: quem abre uma empresa já inicia com o compromisso financeiro, podendo ser um colaborador, aluguel, energia, água, fornecedores, entre muitos outros. Assim saber quando vence cada despesa e se organizar para poder usufruir desses parceiros com segurança é fundamental. Isso por que um fornecedor, seja ele qual for, precisa ser bem administrado para crescer junto com sua empresa, num relacionamento salutar.
Vendas: todo nós somos vendedores, e sabemos que ninguém sobrevive sem vender, independente de qual for seu serviço, seus produtos, você precisa estar sem gerando receitas, criando e acima de tudo controlando as vendas que não concretizaram, estabelecendo o famoso “FUNIL DE VENDAS” e se você tem uma empresa e nunca ouviu falar em funil pesquise é importante implantar urgentemente.
Contas a receber: é um controle primordial, ou seja, vai nutrir todo o ciclo da empresa, ao receber você paga um fornecedor, compra produtos, paga sua equipe, os impostos e sabiamente faz sua retirada da empresa. É fundamental ter esses controles básicos.
É de primordial importância ter sua empresa sob controle, pode parecer difícil, dá para fazer certo e simples.

 

No próximo artigo, vamos falar de fluxo de caixa e de como é possível juntar tudo isso para ter a “BOLA DE CRISTAL”

 

Tiago Queiroz de Oliveira é economista, palmeirense, esposo da Edicleia e pai do João Mateus e Maria Luiza. Consultor empresarial tendo como clientes o SEBRAE/MS, Instituto Euvaldo Lodi – IEL, SEBRAE/MT, SEBRAE/AL, atuando com consultoria para pequenas e médias empresas. Com experiência em Auditoria Tributária, revisão de tributos federais é sócio-franqueado do Grupo Studio. Representante da SAGE, maior empresa de software para pequenos negócios do Mundo, atuante em 23 países e com mais de 20.000 clientes no Brasil. Atua também como representante da IOB, serviços de conhecimento para escritórios de contabilidade.

(67) 9.9988-0768  / E-mail: valoresconsult@gmail.com

Veja também