(67) 99826-0686
Gov - Agosto Lilas 09 a 24/08
COLUNA

Tema Livre

Limites do tempo

30 JUL 2019
Oscar D’Ambrosio
10h19min

A realidade nacional e internacional sempre apresenta dados reais que podem nos dar a sensação de perplexidade ou de repetição. Por isso, a arte oferece novos caminhos que possibilitam olhar o mundo em novas dimensões, mais simbólicas, menos conectadas diretamente com o cotidiano.

Nesse aspecto, filmes como “Waiting for the Miracle to Come”, de Lian Lunson, é exemplar. Uma jovem, que ama se equilibrar na corda bamba, símbolo, claro do desejo de estabilidade e de vencer dificuldades, motivada por uma carta do pai, já falecido, vai buscar um tesouro na Califórnia.

Encontra uma casa, significativamente chamada “The Beautiful Place”, em que duas estrelas aposentadas de vaudeville, lindamente interpretadas por Willie Nelson e Charlotte Rampling, moram e compartilham lembranças do passado perdido. Os diálogos entre a sonhadora do presente e o casal que vive das recordações do passado propiciam o encantamento da narrativa.

Relações de família, acertos e desacertos na tomada de decisão e busca de harmonização entre o que aconteceu e o que poderia ter acontecido caracterizam uma jornada em que os limites do tempo buscam ser vencidos por uma entrega permanente ao diálogo. Deixar a racionalidade um pouquinho de lado é a porta que abre a cura de almas machucadas. Vale a pena experimentar o filme e essa filosofia de vida.

* Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e pós-doutorando e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Veja também