Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
COLUNA

Reflexões

Marcelo A. Reis

Mais uma vez a VENEZUELA

26 fevereiro 2019 - 10h45

Caro leitor;

 Volto-me, uma vez mais, à Venezuela , país que conheci há muitos anos , onde estive algumas vezes. gostei muito e tenho amigos e sobre o qual escrevi aqui em diversas ocasiões  . Tem algumas similaridades conosco . Povo alegre, comunicativo , gentil e hospitaleiro.Em muito lembra o nosso Pindorama.  Assim como o Brasil , tem uma composição multiétnica e também, como nós , os negros e os nativos figuram na parte inferior dos extratos sociais . Outra semelhança , sem tirar e nem por , é a classe política corrupta e desqualificada que ali desenvolveu - se e apoderou - se , com sócios  nacionais e estrangeiros do Estado em proveito próprio. Em tal clima aparece um Tenente Coronel Paraquedista , Hugo Chávez , que tenta , e fracassa , derrubar o governo. Como bons latino-americanos os venezuelanos já tinham um caudilho para conduzir e salvar o país. Carismático ganha as eleições e , com mil manobras , vai reelegendo - se . Cria o Socialismo do Século XXI e amparado no preço do petróleo avança. Após a morte de Chávez, com a queda do preço do principal produto do país e conduzida por um caricato ditador de opereta bufa  a Venezuela desaba , desanda e seu governo é sustentado/mantido pelos seus narco generais. As FFAA do país são uma estrutura militar , bem equipada , à serviço do tráfico internacional . A situação chegou ao limite extremo .

O Brasil tem uma enorme responsabilidade  pela situação ter chegado ao nível de deterioração atual. Há alguns anos vimos denunciando , mas os nossos governantes tem medo de usar a nossa preeminência  como Potência Regional . Omitiram - se . FHC virou o "irmão mais velho" de  Chávez a quem "aconselhava", "orientava"....... Lula , com BILHÕES  do BNDES cevou Maduro e , pasmem,  nos tornou caudatários de Cuba e Venezuela.......... O PT fazia um ruidoso discurso "anti imperialista" mas só  conseguiu  foi trazer o Tio Sam para , ainda , mais perto . No momento,  há que fazer o que está sendo feito . Cautela e firmeza . Sensibilidade e realismo .

Não há  como manter o Ditador no cargo.  Os remédios agora são  muito mais indigestos.

Mil raciocínios tem sido formulados . Li vários.  Pertinentes e enlouquecidos .Creio que cairá de dentro para fora .Revolta popular e os seus generais o despacharão ,depois de terem se acertado com os americanos .

É  uma hipótese plausível .

A Política Internacional,  o Jogo de Poder é barra pesada . Não nos iludamos, imaginando que  Trump esteja preocupado com a Democracia na Terra de Simon Bolivar ; ou que esteja sensibilizado pela fome " de los cabezitas negras " ......

Não fantasiemos que Rússia ou China estão  inocentemente preocupados com a autodeterminação do país.

Todos lutam , brigam pelas riquezas,  pelo Petróleo.........

Repito,  é Barra Pesada!!!!!

Até a próxima