Prof Rinaldo
(67) 99826-0686
Gov - Agosto Lilas 09 a 24/08
COLUNA

Top Pipoca com Pedroka

Por Pedro Martinez

O Gênio E O Louco: a arte da língua...

Grande feito

10 JUN 2019
18h44min

Lendo de sopetão a sinopse de O Gênio E O Louco, ao primeiro olhar, é um tanto quanto difícil imaginar como um tema tão técnico desse daria um filme porreta. Pois, pense comigo, trarei um longa onde o maior objetivo é a construção do primeiro dicionário Oxford de língua inglesa do mundo, um que contenha basicamente todas as palavras já criadas pelos séculos. É óbvio que este foi um trabalho inovador e hercúleo e parte do processo envolveria questões pouco atraentes ao público leigo ou só essenciais a quem lida com linguística, porém aqui, o diretor iraniano Farhad Safinia encontrou um caminho interessante de forma a trazer dinâmica à narrativa e também levantar questionamentos.

A sacada dos produtores foi situar toda a história com base em dois personagens centrais que são antagônicos, conectados pelo mesmo interesse: a formação das palavras. De um lado há um doente esquizofrênico e do outro uma figura acadêmica.

Explica isso, Pedroka!

Dr. William Chester Minor (Sean Penn) é um médico outrora brilhante mas que sofre de esquizofrenia e paranóia. Já de cara o vemos perseguir um sujeito com uma arma, que segundo ele, vinha o ameaçando. Só que logo após matar o tal homem ele percebe que era o alvo errado - e talvez o alvo nunca teria existido. Nisso ele acaba condenado e cumpre a pena no Hospício para Lunáticos Criminosos de Broadmoor, onde uma equipe médica faz de tudo para tentar reverter seu quadro de "insanidade" - principalmente depois de avaliar que o sujeito às vezes encontra lucidez, sensatez e domínio do seu intelecto avançado quando trabalha em alguma coisa.

Em paralelo, conhecemos o Professor Murray (Mel Gibson) que, com muito esforço se mostra a altura de um desafio perante uma bancada de eruditos: montar um guia com todas as palavras existentes. Ele conquista então a liderança para formular esse que seria o dicionário mais completo da época. Lá ele deveria reunir todas palavras, até as que não eram usadas a décadas, e seus significados num único livro.

Essa tarefa teoricamente poderia levar uma eternidade mas o Professor garantiu menos de uma década caso tivesse a ajuda necessária. Assim ele convoca todos os cidadãos ingleses a enviarem as palavras mais importante junto com seus significados. Logo, Minor se depara com tal informação e assim finalmente o destino dos dois se cruzam. Dentro de seu cárcere ele começa a ser o maior colaborador, acabando enfim com sua loucura momentaneamente devido ao árduo trabalho.

O que mais entusiasma no longa é ver que essas lendas do cinema, Penn e Gibson, estão dispostos a entregar suas melhores interpretações nesse projeto. Eles não fizeram tudo no automático; aqui vemos o seu melhor. Vemos que em Minor, por exemplo, o primeiro se abre e reflete fragilidade, força e demência num equilíbrio perfeito. É para olhar e tirar o chapéu; querer Oscar. E em Murray, mesmo sendo um personagem mais contido, o segundo entrega um dos mais emotivos papéis carreira.

Destaque vai também para Natalie Dormer, de Game of Thrones, como Eliza, a esposa do homem morto no começo, que ainda não havia demonstrado seu alcance dramático mas aqui, entrega uma mãe de 6 crianças que sofre a perda do provedor porém ainda acha espaço para o perdão.

O roteiro têm a assinatura do cineasta veterano John Boorman (Excalibur) e do próprio diretor iraniano Farhad Safinia (que ajudou Gibson em Apocalypto) e com uma proposta rigorosa de estética conseguiu extrair de um tema erudito um resultado acessível envolvendo dualidades existentes no ser humano: a razão e a emoção. Nunca nenhuma mais do que a outra.

O Gênio E O Louco, nesse equilíbrio bem dosado, mantém sempre nosso interesse trazendo facetas variadas acerca de dois universos pré-concebidos que refletem os muitos interesses da vida em sociedade sejam acadêmicos, econômicos ou pessoais.

5 pipocas!

Disponível para download via torrent no Lime Torrents como The Professor And The Madman.

Veja também