Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
COLUNA

Top Pipoca com Pedroka

Pedro Martinez

O Menino que Descobriu o Vento...

Educação é tudo

06 março 2019 - 16h11

Existem casos de vida nesse mundo que são totalmente excepcionais e estes valem muito a pena serem retratados no cinema. O Menino que Descobriu o Vento é um destes causos. William Kamkwamba (Maxwell Simba) sempre foi um garoto engenhoso, e de forma autodidata, descobriu um modo de criar energia eólica no meio da seca em Malawi e assim pôde garantir a irrigação das plantações de um vilarejo, ajundando-os assim a sobreviver perante a fome iminente.

O diretor, Chiwetel Ejiofor, que também atua como Trywell, pai de William, recria esse caso nas telonas para nos mostrar qual a verdadeira importância dos estudos aliada a ecologia, políticas humanitárias e principalmente o senso de comunidade.

O garoto é a chave dessa história narrativa que mais se parece com uma fábula.  William nunca quis os louros para ele; ele quis ser algo maior. Ele quis ser o que venceu por causa da escola, da união, da luta contra as opressões e do respeito ao próximo. Veremos ali um grande tratado de valores que acredito eu, seja necessário para todas as pessoas desse mundo.

Mas não é só de superações que o filme fala. Se faz óbvia, através do longa, a necessidade da informação: é bem explicada quais são as consequências da miséria e da corrupção nos países africanos.

O Menino que Descobriu o Vento pode também ser considerada uma obra de "precaução", como uma espécie de aviso. O que será que acontecerá caso não sejam postas em prática os valores ensinados?

Os símbolos são claros na fotografia: o céu nublado que acaba em chuva representa a tragédia na vida das famílias; enquanto que o sol representa o futuro, que é incerto e difícil.

Em meio a tudo isso o diretor Ejiofor ainda acha um pouco de espaço para nos mostrar um pouco do folclore, das diferentes línguas e dos costumes típicos africanos. E ele retrata a visão de hoje da população que é bondosa mesmo com tanta dificuldade de acesso a informação. Lá ainda se acredita que se o esforço for árduo qualquer um pode se tornar um engenheiro promissor do futuro. A crença pode até parecer ingênua porém este pensamento é apresentado de forma apaixonada e honesta, o que acaba parecendo inegável: é possível tentar. Isso traz empatia para quem assiste; a gente também acaba acreditando que é possível sim vencer.

Enfim, O Menino que Descobriu o Vento nos oferece o problema e a solução,  claramente como um professor. E para nós, espectadores, nos resta se envolver, rindo ou chorando - nos foi entregue as informações e a recompensa prometida.

5 pipocas!

Filme disponível na Netflix.