(67) 99826-0686
COLUNA

Aparte jurídico

Um espaço de comentários qualificados sobre temas importantes no Brasil, por Heraldo Garcia Vitta

Perda de tempo! Populismo!

5 AGO 2019
Heraldo Garcia Vitta
08h32min

Quantas vezes temos visto, nos últimos tempos, acirradas discussões a respeito de meras questões ideológico-partidárias, sem qualquer conteúdo? A quem interessa esse jogo político, populista, no qual uma das partes acirra a disputa e, paradoxalmente, conforta a mídia, com notícias chamativas, apelativas, alimentando dissensões e arroubos de vingança, enquanto a outra parte, adversária, avoca o véu da discórdia? Por quê isso?

A meu ver, parece evidente haver perda de tempo com temas de pouco interesse prático, voltado para o mundo midiático, sem preocupação com o eleitorado, com a massa, com o empresariado, com a população em geral. Essa falta de comprometimento e sintonia social afeta a todos; porém, não é apenas culpa do governo, como pode parecer num primeiro momento.

Em geral, parece que o nível de comportamentos das pessoas, no Brasil, está no fundo do poço. Cada qual pensa em si; não se discutem ideias, ou programas, mas posições ideológicas, as quais, quando antagônicas, propiciam infindáveis debates. Aqui a acolá, veem-se  turbilhão de vozes, desconexas, barulhentas, ofensivas até, num movimento centrípeto, um faz-de-conta!

Não que os debates ideológicos sejam ruins. O problema está em que o país precisa de união de esforços, da sociedade e da política, para conseguir trinfar em áreas carentes, como a economia, a educação, a saúde, a moradia, o emprego. Enquanto brindamos a anarquia, com vozes dissonantes por toda parte, a estrada do desenvolvimento econômico e social passa incólume, sem que as pessoas possam andar e triunfar por ela. Está na hora de o intelectuais deste país fincarem esforços naquilo que realmente interessa! O bem do País!!

Heraldo Garcia Vitta. Advogado e Consultor Jurídico. Juiz Federal aposentado. Professor de Direito.

Veja também