(67) 99826-0686
Camara - marco
COLUNA

Reflexões

por Marcelo A. Reis

Serenidade, 'Seu' Jair

22 OUT 2018
Marcelo A. Reis
09h00min

Caro leitor ;

Escrevo, de uma maneira informal, dirigindo-me não apenas a você, mas também ao Presidente Jair Bolsonaro.  Vamos conversar a três. Ele, Você e Eu. Faço desta forma pela autoridade de, lá atrás, percebermos a caminhada dele e antevermos a sua chegada a Presidência.

Lembro que outros, com muitas credenciais e qualificações, como o Merval Pereira, o Elio Gaspari, o Bernardo Mello Franco e tantos mais, não acreditavam e não levavam fé que cresceria tanto. Quando "teimava" em crescer diziam que, logo/logo, atingiria o teto. Há poucos dias um Deputado Federal, político experiente, ao encontrar me cumprimentou-me dizendo "Você foi o primeiro que percebeu e acreditou no Bolsonaro".

Um pouco encabulado, assumi e atenuei dizendo que ainda que previsse uma sacudida não imaginara a enorme dimensão da auto mobilização da campanha e o tamanho da limpeza que seria  promovida pelo eleitor. Mobilização popular de tal envergadura só vi, já mencionei, na Campanha de Jânio em 1960 e na de Brizola ao Governo do Rio em 1982. As pessoas se agrupavam, mobilizavam recursos e partiam para o "combate". A Campanha de Bolsonaro foi / é assim .

Tal funde a cuca de setores da esquerda , pois sempre acreditaram ter o monopólio de mobilização das massas. Erraram; se ferraram . A Direita, sob a liderança do Capitão, mobilizou muito mais. E a questão se agrava para eles, do ponto de vista doutrinário, pois,uma vez mais, imaginaram que bastaria aparelhar o Estado e, aí sim, dariam o "golpe". Mesmo que ritualizado em eleições. Isto porque pensavam que o Principal Opositor seria o Alckimin  apelidado, com justiça, pela irreverência do eleitor paulista, como "Picolé de Xuxu". Acreditavam que seria um passeio!

Como diria o Mané Garrincha tinham que ter combinado com os russos. Bolsonaro percebeu os anseios da população porque andou Norte /Sul/Leste/Oeste do Continente Brasil. Conversou nas ruas; não ficou em mesas redondas na Globonews. Em 2014 , encontrei-o no Aeroporto Tom Jobim, no Rio de Janeiro. Só com uma bolsa a tiracolo. Ia para o Centro Oeste e regressaria no dia seguinte. Perguntado, respondeu-me que estava em campanha . Um Pqdt, um precursor lançando-se sobre o terreno do inimigo...

Agrupou , congregou a ele os que comungavam das suas visões, os que recusavam o PT e os " que estavam contra tudo o que aí está".

Conto tudo como reminiscências de uma campanha . Parece - me estar tudo definido  e daí o título , daí ter , acima , o tratado como Presidente.........

Agora "Seu" Jair é que , no popular , "o bicho pega " , " a onça bebe água" . As cobranças virão de imediato , tanto as de boa como as de má fé . Cobrarão a redução da violência , por milagre, no dia seguinte da posse . Reclamarão dos excessos das autoridades policiais... Enfim, os mega interesses armarão todas as arapucas. Sei da sua determinação, sei de algumas pessoas da maior qualidade que estão à sua volta . Mourão , Augusto Heleno ,Paulo Guedes  e outros. Sei que Você escolherá pela competência e seriedade . Tudo é importante . A Equipe é fundamental , mas a decisão final , a palavra final , a responsabilidade final é exclusivamente sua . Irrenunciável ! Indelegável! Muitas noites Você passará em claro e , fazendo jogo de palavras , digo , não conseguirá clarear o momento , a situação ,as articulações .Lidará com probos e com e pilantras porque de tais tipos compõe - se a Sociedade. 

Aí está a sua Força e a sua Fraqueza . Você terá que ser muito duro e extremamente sereno . Será o Presidente de TODOS os brasileiros .Inclusive aqueles que lhe fizeram oposição . Nada será fácil . Há que lembrar - se , SEMPRE, de uma passagem em que São Francisco pede a Deus "coragem para mudar o que preciso for , resignação para aceitar o que não puder modificar e , sobretudo , SABEDORIA para conseguir diferenciar umas das outras . Terá que pedir a Deus para lhe proteger dos "amigos" . Preparar Você para as decepções . Muitos interesses escusos emergirão de pessoas nas quais confiou........... 

Recordando de sua origem militar , inspire - se em nosso Luiz Alves de Lima e Silva , o Duque de Caxias , que foi firme na Pacificação do Brasil , mas sempre estendendo a mão ao adversário da véspera . O Brasil está cindido e a Você , só a Você , cabe promover , comandar , liderar a nossa reunificação . 

Com muita serenidade

Até a próxima...

Veja também