Tribunal de Contas
(67) 99826-0686
Camara - marco
COLUNA

Tema Livre

Uma Vida pra Valer: Nelson Trad

26 DEZ 2018
Jorge Luiz Saab Vitta
07h00min

A biografia “Nelson Trad – Uma vida para valer”, da editora Letra Livre, 2018, escrita por Oscar Ramos Gaspar, escritor e jornalista, tem todos os méritos para ser considerada uma grande obra da literatura sul-mato-grossense. O autor dedicou dois anos para colher depoimentos de mais de 70 pessoas, dentre eles,  políticos, juristas e familiares, em Campo Grande, São Paulo e Brasília, sobre o famoso criminalista, até organizar e, finalmente, alcançar a construção da vida do também notável político. 

Foi um enorme desafio intelectual para o jornalista, que conheceu o protagonista e sua esposa, em 1963, numa festa no Rádio Clube, exatamente no dia em que Nelson Trad tomou posse como  Vice-Prefeito, e Antônio Mendes Canale, como Prefeito, de Campo Grande-MS.  

A partir daí, Oscar Ramos Gaspar acompanhou a trajetória política e jurídica de Nelson Trad, pois este sempre seguiu os princípios basilares para constituir uma família digna; político, em sua essência, diferenciado, Nelson deixou legados extraordinários, ao longo de suas mais de oito décadas de vida, até o seu falecimento, em 7 de Dezembro de 2011, aos 81 anos, tendo deixado a esposa, Therezinha Mandetta Trad e seus cinco filhos: Fábio Trad, Nelson Trad Filho, Fatima Trad, Marcos Trad e Tetê Trad.

A obra, com 270 páginas, divide-se em 23 capítulos, e descreve a trajetória do exuberante Advogado, Vereador, Vice-Prefeito, Deputado Estadual e Deputado Federal, conforme circunstâncias políticas, jurídicas e pessoais, tendo como foco demonstrar às pessoas, principalmente aos mentores do mundo intelectual, os valores e os princípios norteadores de uma vida profissional e pessoal brilhantes.  

O autor da obra conseguiu demonstrar de forma emocionante o percurso de um homem que possuía um notável senso de humor e extremamente fiel a seus princípios, deixando a honestidade, o brilho e a sensatez como legados à família e à sociedade!

Jorge Luiz Saab Vitta. Bacharel em Direito. Assessor Jurídico

Veja também