Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
COLUNA

Reflexões

Marcelo A. Reis

Valença - R.J. e o PróCuidar

27 setembro 2019 - 09h38

Caro leitor; 

 

Escrevo - lhe desde Valença - R.J. . Uma encantadora cidade  no  "Vale do Café”,o  Médio Paraíba do Sul Fluminense, onde vivo boa parte do ano em períodos diversos.

Comento às vezes que chama a minha atenção o fato de diversos valencianos desqualificarem a cidade. Comparo com os vizinhos de Vassouras. Estes, ao contrário, buscam levantar, mais e mais, as qualidades da terra deles . Não escondo do sol atrás de uma peneira. Valença tem problemas comum à todos e também diversas coisas muito boas

Futucando, há alguns meses descobri um projeto sensacional na UniFAA, a universidade local; o PróCuidar. 

É um programa de saúde e não de doenças, embora também aplique - se a trabalhos de recuperação e recondicionamento.  Com uma visão de conjunto e multidisciplinar, onde fazem parte Educadores Físicos,  Médicos, Nutricionistas e Enfermeiros trabalham na efetiva concretização do potencial de cada um . O primeiro que mencionou e sugeriu - me que aderisse foi o Clínico Geral / Geriatra Dr. Rogério Rocco, com quem estava tratando. Estava, Eu, buscando sair de uma depressão. Com o meu cartãozinho do SUS fui ao Hospital Escola , SEM qualquer tipo de indicação , SEM qualquer tipo de prioridade . SEM o popular "PISTOLÃO". Inacreditavelmente fui atendido individualmente,  diversas vezes e por profissionais das mais diversas formações.

Sucintamente. Através do velho ensinamento greco romano da "mente sã em um corpo são" ,aprendi a gerenciar o problema e perdi 25 (!!!!!!!) kilos ,SEM remédios .Só dieta e ginástica .Claro que foi necessária uma radical e constante autodisciplina.  Sou outra pessoa à custo zero. No popular : TUDO  0800 !!!!!

Fiquei pensando como massificar, em nível Brasil, uma coisa assim ....

Claro que para os que comercializam medicamentos e equipamentos caríssimos tal não interessa .Aos políticos menos ainda. Não tem as inaugurações festivas com banda de música e foguetório . E mais,não existem propinas !!!!

Em média um tratamento preventivo custa 1 real e o curativo 7 reais!!!

Imagine , faça os cálculos , de quanto reduziríamos o custo de tratamentos e, inversamente , melhoraríamos a saúde da população

É hora de nos agruparmos e enfrentarmos os problemas .De fazermos um PróCuidar para cada cidade.  

Tenho visto , aqui ,algumas pessoas que cuidam de jardins e de canteiros .

Tem um jovem pai , creio que Rafael, que junta os seus filhos mais uns amigos e vão cuidar / recuperar canteiros nos mais variados pontos 

É importante a nossa união. Vamos mudar o Brasil a partir de nossas casas , de nossos prédios , de nossas cidades! 

Comecemos a varrer os toffollis ,gilmares, renans, alcolumbres, rodriguinhos maia,etc.,etc. e tal a partir de nossas portas!

Até a próxima