Menu
Busca sexta, 06 de dezembro de 2019
COLUNA

Top Pipoca com Pedroka

Pedro Martinez

Before the Frost: antes da geada...

Prosperidade a qualquer custo

18 novembro 2019 - 15h16

O veterano ator dinamarquês Jesper Christensen (Casino Royale) estrela Before the Frost (For Frosten ou Antes da Geada), uma obra imersiva do período rural que nos dá a sensação de um romance sombrio e chuvoso do século XIX. Esse que é o quinto longa-metragem do roteirista e diretor Michael Noer, cujo remake de Papillon de 2017 não impressionou, volta aqui com um longa pesado que acompanha uma família lutando e tentando manter a comida na mesa em uma parte implacável e esquecida por Deus do sertão da Dinamarca.

o filme pode não ser a venda mais fácil de engolir da Escandinávia, mas vale a pena dar uma olhada em seu intenso estudo sobre as dificuldades agrárias.

Christensen, 70 anos, interpreta Jens, um agricultor viúvo e envelhecido que tem mais três bocas para alimentar em casa, mas que não tem subsistência suficiente para uma única refeição. Tentando tirar o máximo proveito de algumas vacas e vários campos de trigo não confiáveis, ele trabalha punidamente ao lado de sua filha angelical, Signe (Clara Rosager), e de seus sobrinhos Peder (Elliott Crosset Hove) e Mads (Bertil De Lorenzi), trabalhando duro e orando por uma boa colheita.

Em uma das muitas calamidades que ocorrem na família de Jens, uma tempestade acaba estragando parte de sua colheita, enquanto um incidente na igreja dominical mostra o quão instável sua posição permanece entre os proprietários locais. Quando um sueco rico, Ramus Hammerich (Magnus Krepper) propõe comprar parte de sua fazenda, ele se recusa teimosamente, esperando fazer parceria com um vizinho (Oscar Dyekjaer Giese) que quer se casar com Signe. Mas a oferta inicial se transforma em uma que Jens não pode recusar, e ele logo decide sacrificar a felicidade de sua filha pela chance de manter sua família intacta e eventualmente se aposentar com um "litro e meio de cerveja por mês", de acordo com suas contas.

Com a câmera portátil de Sturla Brandth Grovlen acompanhamos cada movimento de Jens, observando um pai severo e amoroso que tenta e, mais de uma vez deixa de fazer o que é melhor para todos em um lugar onde os elementos naturais e a ordem social estão constantemente trabalhando contra ele. Christensen, que tem rugas no rosto tão severas quanto a floresta irregular que cerca a sua propriedade, apresenta um desempenho físico impressionante, derrubando talos de trigo sem piedade, puxando um bezerro preso em um rompimento de útero e dando um tapa no rosto da filha durante um momento de desespero paternal. À medida que a história avança, Jens começa a ver como os frutos de todo o seu trabalho podem ser maltratados, e Christensen retrata habilmente um homem que finalmente trocou sua alma para garantir sua sobrevivência e a de seus parentes.

Alguns momentos parecem um pouco pesado demais com relação a visão sombria de Roer sobre passado patriarcal da Dinamarca e às vezes atingem você como uma marreta - e isso literalmente acontece com um personagem em certo ponto.

Before the Frost no entanto, permanece cativante graças a Christensen e ao restante do elenco comprometido. Krepper (Millennium) é particularmente forte como um viúvo tentando comprar uma segunda chance, enquanto que a recém-chegada Rosager é memorável como uma jovem obrigada a assumir seu papel extremamente limitado na comunidade.

A câmera aqui captura a espessura do ar e a esterilidade do cenário, com repentinos lampejos de beleza, por isso é imperdivel assistir.

5 pipocas!

Disponível para download via torrent no Lime Torrents.