Menu
Busca domingo, 29 de março de 2020
COLUNA

Top Pipoca com Pedroka

Pedro Martinez

The Peanut Butter Falcon: sonhos realizados...

Desejo de lutar

12 dezembro 2019 - 10h44

"The Peanut Butter Falcon" é uma história moderna de encontros inusitados.

Esta é uma parábola simples e encantadora sobre dois párias que encontram companheirismo e propósito em suas buscas mútuas de realização. Ambos são inibidos por restrições - um é auto-imposto e o outro é um produto do preconceito. A amizade forçada deles não extingue suas desvantagens, mas finalmente oferece para os dois meios para transcendê-las.

Zak (Zack Gottsagen) passou toda a sua vida confinado a instituições devido à sua Síndrome de Down. Desprovido de qualquer família aparente, ele agora é um jovem adulto destinado a viver entre os pacientes idosos em uma instalação de vida assistida no Condado de Dare. Zak inventa constantemente planos para fugir para o sul, a fim de realizar seu sonho de se tornar um lutador profissional. A única fonte de entretenimento de Zak é constantemente assistir a uma fita VHS estrelada por um lutador apelidado de Caipira Salgadão (Thomas Haden Church), que administra uma escola de luta livre na aldeia de Avon em Outer Banks. Zak promete a sua conselheira compadecida, mas exasperada, Eleanor (Dakota Johnson) que ele se comportará, mas com a ajuda de seu colega de quarto travesso (Bruce Dern), Zak desliza pelas grades que cobrem a janela do quarto e foge à noite vestindo apenas roupas íntimas.

Zak então literalmente se depara inesperadamente com o problemático Tyler (Shia LaBeouf), um pescador de barco de caranguejo sem lenço e sem documento que provoca a ira de dois concorrentes (John Hawkes e Yelawolf) ao roubar suas armadilhas. Então, quando Tyler os retalia ateando fogo em seus equipamentos - e com ela em toda a marina junto - ele sai correndo para escapar de represálias violentas, com Zak como um clandestino involuntário.

Tyler e Zak formam um vínculo inusitado, ambos sedentos pelo desejo de escapar de seus infortúnios. Flashbacks sugerem um episódio trágico no passado de Tyler pelo qual ele sofre de culpa. Hoje, Tyler espera obedecer a lei e se estabelecer em Jupiter, na Flórida, enquanto o foco obstinado de Zak está em chegar à escola de luta livre - eles até inventam o nome artístico de Zak "O Falcão de Manteiga de Amendoim".

Ao longo da narrativa episódica, Tyler e Zak encontram diversas desventuras.

Quando Eleanor finalmente alcança Tyler e Zak (logo à frente dos pescadores que caçam Tyler), ela se torna uma companheira acidental de sua odisséia e começa a ver que Zak é mais do que um paciente indefeso.

O nativo de Manteo e co-diretor Tyler Nilson captura a beleza bucólica e o isolamento de seu meio costeiro (as filmagens reais ocorreram na área do delta de Savannah, na Geórgia), em um cenário que funciona como um dos personagens principais do filme. Mas a atuação sincera é o que realmente impulsiona o “The Peanut Butter Falcon”. LaBeouf ganhou uma reputação antipática entre os atores; tanto que ele foi preso por conduta desordeira em Savannah durante a produção deste filme em 2017. Mas sua interpretação de Tyler é genuína e compreensiva. Tyler não é muito simpático, mas LaBeouf lentamente permite que seus novos amigos - e o público - vejam seu coração.

A escassez de diálogo de Zak apenas aumenta seu impacto, e Gottsagen atinge todas as notas emocionais certas em uma performance fantástica e emocionante. Até Johnson brilha, interpretando Eleanor como uma mulher verdadeiramente lutando entre seu senso de empatia e sua fé em um sistema no qual ela é treinada e dedicada.

A jornada atinge seu ponto de fulgor em Avon quando Zak encontra o Caipira Salgadão em seu quintal, com uma tropa de lutadores improvisada, interpretada pelos lutadores profissionais Mick Foley e Jake Roberts. É um clímax que combina farsa, fantasia, sacrifício e triunfo.

Enfim, o elenco perfeito e o ambiente rústico de "The Peanut Butter Falcon" emprestam à sua história familiar uma ousadia que compensa e aprimora sua doçura inerente.

5 pipocas!

Disponível para download via torrent no Lime Torrents.