Menu
domingo, 05 de dezembro de 2021 Campo Grande/MS
pmcg revia negocios
CORONAVÍRUS

À espera de remessa, MS deve receber mais de 267 mil doses da Janssen

Quantitativo pode ser considerado ideal para completar esquema vacinal em pessoas que receberam a dose única no estado

25 novembro 2021 - 17h30Por Vinicius Costa

Para dar continuidade e até finalidade do esquema vacinal em pessoas que tomaram a dose única da vacina Janssen, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) informou nesta quinta-feira (25) que existe a expectativa de que 267.261 doses cheguem ao estado até o início de dezembro.

O secretário de Saúde, Geraldo Resende esteve em reunião com o ministro de Saúde, Marcelo Queiroga na quarta-feira (24), em Brasília.

Na oportunidade, Resende lembrou que 165,5 mil doses da vacina foram utilizadas no estudo que beneficiou 13 cidades de fronteira e que a remessa excedente, cerca de 101,7 mil doses, estiveram sendo distribuídas para o restante dos municípios.

“Durante o encontro no Ministério da Saúde, com a presença da secretária extraordinária de enfrentamento à Covid-19 do Ministério da Saúde, Rosana Leite, e do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, nos adiantaram que vão nos remeter essas doses e atender ao nosso pleito. Elas deverão chegar a partir dia 5 de dezembro”, pontua o secretário.

Resende ainda explicou que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está fazendo o controle de qualidade referente ao último lote do imunizante que chegou ao Brasil e que fará o mesmo processo com as demais doses que ainda chegarão ao país. Por isso, ainda não foram encaminhadas as doses para os estados e municípios.

“Em Mato Grosso do Sul, nós decidimos à época aplicar a Janssen na população que era mais vulnerável, entendendo que seria mais fácil aplicarmos apenas a dose única na população ribeirinha e indígenas devido ao acesso a esses locais. Agora que o Ministério da Saúde autorizou a segunda dose deste imunizante, nós precisamos deste quantitativo. Mas nos garantiram que não precisamos ficar preocupados e que essas doses chegarão ao nosso Estado”, detalha Geraldo Resende.

Sobre o estudo, a vacina da Janssen que atendeu o estudo na região de fronteira e abrangeu os municípios de Mundo Novo, Japorã, Sete Quedas, Paranhos, Coronel Sapucaia, Aral Moreira, Ponta Porã, Antônio João, Bela Vista, Caracol, Porto Murtinho, Corumbá e Ladário.

O excedente com mais de 100 mil doses da Janssen também foi enviado para demais os 66 municípios do Estado. Em Campo Grande, por exemplo, 45.549 indivíduos deverão receber a segunda dose do imunizante da Janssen.