A+ A-

sábado, 20 de abril de 2024

sábado, 20 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

CORONAVÍRUS

há 3 anos

A+ A-

Alto risco! Campo Grande possui ao menos sete variantes da covid-19

O mapa genômico de Mato Grosso do Sul mostra a evolução ds variantes no Estado

Campo Grande que a cidade com mais registros de mortes por covid-19 e infectados desde o início da pandemia possui ao menos sete variantes da covid-19.

Em mapa genômico de Mato Grosso do Sul divulgado no boletim epidemiológico desta segunda-feira (19) foi possível perceber que a Capital é que possui mais variantes do vírus.

O vírus da covid-19, o SARS-CoV-2, sofreu mutações no decorrer do avanço da pandemia no Brasil. A primeira variante a P1 foi diagnosticada em um paciente na Amazônia, ela é descendente da linhagem B.1.1.28. Logo depois descobri-se a P2 no Rio de Janeiro. As duas já circulam por Mato Grosso do Sul.

Conforme o mapa da SES, além da P1 e P2, em Campo Grande circulam ainda as variantes: B.1.1.28 e B.1.1.33 de linhagem brasileira, a B.1 de linhagem europeia cuja origem corresponde aproximadamente ao surto no norte da Itália no início de 2020, a   B1.1 também de linhagem européia e a B.1.212 com linhagem Sul Americana.

As variantes dificultam que o corpo encontrem anticorpos para combater a doença e faz vítimas antes consideradas de menos riscos como jovens de 20, 30 e 40 anos.

Veja o boletim completo clicando aqui

(Mapa cita municípios e suas variantes. Reprodução SES)

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024