A+ A-

sexta, 19 de abril de 2024

sexta, 19 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

CORONAVÍRUS

05/04/2021 20:12

A+ A-

Anvisa avalia nove mortes pelo kit covid

Uso de medicamentos sem eficácia comprovada pode gerar complicações nos pacientes

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) analisa nove mortes pelo uso do chamado ‘kit covid’, medicamentos sem eficácia comprovada com o novo coronavírus. Os dados foram publicados no Painel de Notificações de Farmacovigilância e replicados pelo O Globo e IstoÉ.

As notificações por efeitos adversos da cloroquina aumentaram em 558%, passando de 139 em 2019 para 916 em 2020, muito superior ao uso de outros remédios. A maioria dos casos notificados (96%) é do Amazonas, onde muitas pessoas sofreram com a doença sem acesso a hospitais.

Os principais efeitos notificados, conforme o painel, são distúrbios dos sistemas nervoso, gastrointestinal, psiquiátrico e cardíaco.

A hidroxicloroquina, outro medicamento do “kit covid”, não teve nenhuma notificação em 2019, mas registrou 168 notificações por efeitos adversos em 2020, sendo os mais comuns: taquicardia, náusea e tontura. São Paulo foi o estado que mais teve registros (44%).

A Anvisa alega que as notificações são apenas “suspeitas” e que podem estar associadas ao uso de outras substâncias.

Em nota, o Ministério da Saúde disse para O Globo que acompanha “todas as atualizações e publicações referentes ao tratamento da Covid-19 pelo mundo” e que vai criar um conselho consultivo com representantes de associações médicas par auxiliar no combate à pandemia.

Carregando Comentários...

Veja também