Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
GOVERNO MARÇO 2024 2
CORONAVÍRUS

Argentina autoriza uso da vacina da Pfizer/BioNTech

O governo negocia um acordo para o recebimento de doses

23 dezembro 2020 - 12h50Por Rayani Santa Cruz

O G1 divulgou que o órgão regulador de alimentos e medicamentos da Argentina (ANMAT) autorizou na noite dessa terça-feira (22) o uso emergencial da vacina da Pfizer/BioNTech contra a Covid-19. O governo negocia um acordo de prestação de serviços com a Pfizer.

"A Administração Nacional de Medicamentos e Alimentos informa que, por meio do Regulamento 9210/20, autorizou a inscrição no Registro de Especialidades Medicinais do produto 'Comirnaty/BNT162b2', uma vacina para SARS-COV-2 da empresa Pfizer", disse a agência, em comunicado.

Segundo a ANMAT, a vacina "apresenta uma relação risco-benefício aceitável" que permite sua autorização, concedida pelo prazo de um ano sob a condição de venda sob prescrição.

A Argentina participou dos estudos de fase 3 do imunizante da Pfizer/BioNTech. Entretanto, segundo o governo, as negociações para o fornecimento de doses pararam.
"Conversamos com muitos laboratórios. A primeira com que falamos foi a Pfizer, então temos certa frustração de que isso não saia", disse o ministro da Saúde, Ginés González García, em declarações à rádio El Destape. "Quando isso acabar, a verdade será conhecida", acrescentou.

Ainda segundo o G1 ministro chegou a dizer que o laboratório estabeleceu novas condições "inaceitáveis" para o fornecimento de vacinas, sem entrar em detalhes, mas depois esclareceu que as negociações continuam e espera que "corram bem".

"O compromisso que existia era que, se a Argentina colocasse voluntários, teria prioridade para negociar, mas a negociação não é fácil, ainda é um produto comercial", afirmou o diretor do estudo de vacinas da Pfizer na Argentina, Gonzalo Pérez Marc.