A+ A-

quinta, 18 de abril de 2024

quinta, 18 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

CORONAVÍRUS

08/10/2020 12:20

A+ A-

Campo Grande volta para ‘bandeira vermelha’ de risco para covid-19

O relatório foi divulgado nesta quinta-feira (8), com recomendações válidas até 23 de outubro

Campo Grande, que havia conquistado a bandeira amarela com menor risco de contágio para o novo coronavírus, voltou a figurar entre os municípios de bandeira vermelha no mapa elaborado pelo Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança da Economia).

O relatório foi divulgado nesta quinta-feira (8), com recomendações válidas até 23 de outubro, referentes à 40ª semana epidemiológica. "Precisamos ter cautela e cuidado para não perder o controle da pandemia", destaca o secretário estadual de Governo, Eduardo Riedel.

Segundo o mapa situacional, 31 municípios mantiveram o grau de risco, 13 municípios melhoraram e 35 municípios pioraram, evidenciando a necessidade de mais empenho no cumprimento das recomendações do Programa.

Eduardo Riedel - Foto: Saul Scharmm

“Nosso programa não é alarmista, mas também não é para ficarmos numa situação confortável. Tivemos uma piora na classificação da maioria dos municípios e isso mostra que temos que ter cautela e cuidado para que a gente não perca o controle da evolução da pandemia”, enfatiza Riedel. 

Mapa Situacional

O mapa situacional das quatro macrorregiões de Saúde (Corumbá, Campo Grande, Três Lagoas e Dourados) apresenta 8 municípios na faixa de risco tolerável (amarela), 41 municípios no grau médio (bandeira laranja) e 30 no grau de risco alto (bandeira vermelha).

O estado não apresenta nenhuma cidade nas faixas de risco baixo (bandeira verde) ou extremo (bandeira cinza). Confira:

Para gerar essa classificação, o programa avalia indicadores municipais relacionados à disponibilidade de leitos de UTI, quantidade de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), busca por contatos de casos confirmados, redução da mortalidade por Covid-19, disponibilidade de testes, incidência na população indígena, redução de casos entre profissionais da saúde, redução de novos casos, necessidade de expansão de leitos e situação de fronteira com país ou divisa com estado que tenha aumento de casos.  

Apesar da queda no ranking de risco, Riedel destaca que Mato Grosso do Sul pode ser um dos estados pioneiros no processo de testagem das vacinas. "Estamos trabalhando para que saiamos na frente também com essa possibilidade de vacinação. Nosso governador esteve ontem em São Paulo, conversando com o Dória e equipe do Butantã, para entender este processo de produção e discutir as possibilidades para o Mato Grosso do Sul. Estamos buscando de maneira incessante uma solução, se não definitiva, mas aquela que vá gerar mais tranquilidade para nossa população".

Carregando Comentários...

Veja também