Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
RESULTADO GESTÃO MS
CORONAVÍRUS

China faz testes retais para verificar covid-19

Teste retal "aumenta a taxa de detecção de pessoas infectadas" porque o coronavírus permanece mais tempo no ânus do que no trato respiratório, diz médico

27 janeiro 2021 - 14h49Por Diana Christie

Pessoas nos grupos de risco e viajantes que chegam do exterior estão sendo submetidos a testes retais para detectar a Covid-19 na China, segundo a emissora pública CCTV. As informações foram traduzidas pelo G1.

As amostras geralmente são retiradas do nariz ou da garganta, mas o médico Li Tongzeng, do hospital You'an em Pequim, afirmou à CCTV que o teste retal "aumenta a taxa de detecção de pessoas infectadas" porque o coronavírus permanece mais tempo no ânus do que no trato respiratório.

O objetivo é evitar novos surtos e ações de lockdown. A medida está sendo imposta a pessoas em quarentena obrigatória em hotéis, incluindo viajantes do exterior, e moradores de alguns bairros de Pequim.

Segundo a TV estatal, os testes retais não serão generalizados porque "não são práticos o suficiente". "Considerando que coletar swab anais não é tão conveniente quanto os de garganta, no momento apenas grupos-chave, como aqueles em quarentena, recebem ambos", afirmou Tongzeng.

Testes em crianças e professores

Depois da descoberta de um caso assintomático, mais de mil crianças em idade escolar e professores foram testados em Pequim pelo ânus, pela garganta e pelo nariz na semana passada, além de fazer o teste de anticorpos, segundo a Bloomberg.

Na segunda-feira (25), passageiros de um voo de Changchun (capital e maior cidade da província de Jilin) para Pequim tiveram de desembarcar após autoridades descobrirem que um pessoa de uma área considerada de alto risco para transmissão do vírus estava a bordo.

Os passageiros foram levados a um hotel, onde profissionais de saúde coletaram amostras de nariz e do ânus. Nas redes sociais, chineses têm reagido aos testes. "Não é muito doloroso, mas é super humilhante", afirmou um usuário da rede social Weibo.